TikTok: filtro impressiona ao transformar adultos em adolescentes

Por André Luiz Dias Gonçalves

24/02/2023 - 12:452 min de leitura

TikTok: filtro impressiona ao transformar adultos em adolescentes

Fonte:

Imagem de TikTok: filtro impressiona ao transformar adultos em adolescentes no tecmundo

Que tal voltar ao passado e dar uma olhada no seu eu de alguns anos atrás com o simples apertar de um botão? É o que promete o recém-lançado filtro de rejuvenescimento do TikTok que viralizou esta semana, utilizando inteligência artificial (IA) para transformar adultos em adolescentes.

A tecnologia de alteração facial já está entre as maiores tendências no app de vídeos curtos, tendo sido utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo com a tag #teenagefilter. E pelos comentários, a ferramenta se mostrou eficiente, permitindo que pessoas com 40 anos ou mais relembrassem como era seu rosto décadas atrás.

No tweet abaixo, postado na quinta-feira (23) pelo usuário @memotv, é possível conferir várias amostras do efeito em ação, bem como a reação das pessoas ao visualizarem a transformação. Muitos aproveitaram também para colocar músicas de fundo que remetem à época relembrada a partir da tecnologia.

Qualquer usuário curioso em lembrar como era o seu rosto nos anos 2000, 1990 ou antes disso pode testar a função. Para tanto, basta abrir o app do TikTok, tocar em “Efeitos”, na parte esquerda da tela, ou em “Filtros”, no lado direito, selecionar a opção de rejuvenescimento e pressionar a tela de gravação.

Tecnologia divide opiniões

Muitos usuários ficaram felizes e emocionados com o resultado proporcionado pela simulação feita na rede social, relembrando a adolescência. Algumas pessoas também aproveitaram o efeito para se comparar com filhos e netos, percebendo grandes semelhanças.

Porém, também houve quem se preocupasse com a impressionante capacidade de criar imagens realistas da ferramenta, como é possível notar nos comentários. Para estas pessoas, existe a chance de que a IA seja utilizada de maneiras negativas, facilitando a aplicação de golpes e assédio na rede social, por exemplo.

Outros lembraram ainda da semelhança com a técnica de deepfake, ressaltando os riscos que a tecnologia pode trazer se não for bem utilizada.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também