Se eu fosse: como fazer um vídeo da trend do TikTok

Por Maura Martins

26/09/2022 - 05:113 min de leitura

Se eu fosse: como fazer um vídeo da trend do TikTok

Fonte:  CapCut 

Imagem de Se eu fosse: como fazer um vídeo da trend do TikTok no tecmundo

Quem acompanha as trends do TikTok sabe que uma que está bombando é a "Se eu fosse" (no original, "If I was"). Basicamente, trata-se de um vídeo que apresenta as características do usuário caso ele fosse outras coisas: como um animal, uma fruta, uma cor ou uma estação do ano, dentre outras possibilidades.

O clipe é usado como uma brincadeira divertida para exibir a sua personalidade ou pedir para que um amigo faça isso. Neste tutorial, apresentamos um passo a passo de tudo o que você deve fazer para conseguir participar dessa trend e não ficar de fora.

Como fazer um vídeo "Se eu fosse"

Para fazer o vídeo Se eu fosse e conseguir participar desta trend, você deve ter muitas fotos e vídeos no seu celular ou computador. O número de imagens necessárias para a edição vai variar de acordo com o modelo que for utilizado, mas você pode calcular que irá precisar de quinze a vinte fotos para cada tema, além de uma imagem de capa, que pode ser uma foto ou vídeo. Vejamos os passos.

1.  Acesse o CapCut e toque no botão “Modelo” 

Para fazer o vídeo, você precisará usar o aplicativo CapCut, que é gratuito e funciona muito bem para edições de vídeos para TikTok e outras plataformas em geral. 

Abra o seu aplicativo. Na tela inicial, bem na parte inferior, você irá clicar no botão "Modelo".

(Fonte: CapCut)(Fonte: CapCut)

2. Vá até a barra de pesquisa e digite “Se eu fosse”.

Você irá buscar agora o modelo que usará para fazer seu vídeo. Há várias opções possíveis que você pode usar, de acordo com sua preferência. Aqui neste link, você encontra alguns modelos mais populares.

(Fonte: CapCut)(Fonte: CapCut)

3. Após escolher um modelo, selecione a foto ou vídeo para a capa e as imagens de cada tema

Após ter definido qual tema você irá usar, você deve acrescentar as fotos ou vídeos de acordo com o que for requisitado pelo modelo escolhido. Note que, de acordo com o template selecionado, a quantidade de fotos será diferente. Veja um exemplo.

(Fonte: CapCut)(Fonte: CapCut)

Este modelo irá requerer cerca de 200 fotos para fazer o vídeo. Em seguida, vá na sua biblioteca de imagens e escolha quais você irá usar.

(Fonte: CapCut)(Fonte: CapCut)

4. Ajuste as imagens e o texto

Caso considere necessário, edite as imagens de acordo com sua preferência, para que elas se ajustem melhor no tamanho da tela. Isto é feito a partir do botão "Editar". Você pode aumentar ou diminuir o tamanho da imagem. 

(Fonte: CapCut)(Fonte: CapCut)

Ao longo do processo, você deve também editar as marcações do texto dentro do template que foi escolhido por você. Se você não reformular os textos, seu vídeo não fará sentido - ou seja, não se encaixará na ideia da trend, pois você não colocará os assuntos que unem as imagens.

Para isso, você seleciona cada frame, vai na opção Texto e clica em "Editar". Após encerrar essa parte da edição, clique em "Confirmar".

5. Finalize e exporte o vídeo

Por fim, você vai finalizar o seu vídeo. Para isso, clique no botão "Exportar". Envie-o diretamente para a sua conta do TikTok clicando em que "Exportar sem marca d'água".

(Fonte: CapCut)(Fonte: CapCut)

Agora é só publicar e se divertir com os seus amigos.

Qual é a música da trend Se eu fosse?

Quando você usa estes templates do CapCut, a trilha sonora já entra automaticamente no seu vídeo. Mas caso esteja curioso em saber que música é essa, revelamos aqui: trata-se de Run Boy Run, uma criação do cantor e compositor francês Woodkid, nome artístico de Yoann Lemoine.

Uma curiosidade: além de músico, ele também é designer gráfico e diretor de videoclipes. Entre os vídeos mais famosos que ele dirigiu, estão Teenage Dream, da Kate Perry, e Born to Die, da Lana Del Rey. 


Por Maura Martins

Especialista em Especialista

Jornalista. Doutora em Ciências da Comunicação e editora do portal de jornalismo cultural Escotilha.


Veja também


Fontes