Intel adianta o lançamento da arquitetura Haswell
09/01/2013 - 07:15•1 min de leitura
Imagem de Intel adianta o lançamento da arquitetura Haswell no site TecMundo
(Fonte da imagem: Reprodução/VentureBeat)
Contrariando expectativas, a Intel anunciou em sua apresentação na CES 2013 que a arquitetura Haswell deve fazer sua estreia em junho deste ano. Esperada para chegar ao mercado somente no final do ano, a nova tecnologia deve ajudar no desenvolvimento de ultrabooks e tablets ainda mais rápidos e econômicos do que os disponíveis atualmente.
O lançamento adiantado tem o objetivo de frear o avanço da ARM, que está conquistando cada vez mais espaço entre as fabricantes de aparelhos portáteis. O objetivo da companhia também é evitar que PCs tradicionais percam espaço em um mercado que favorece cada vez mais opções baseadas em telas sensíveis ao toque.
Arquitetura mais econômica
Segundo Kirk Skaugen, vice-presidente da divisão de PCs da Intel, somente em 2013 devem ser lançados 130 ultrabooks que contam com a nova tecnologia. “Esse é o principal aumento de vida útil de baterias da história da Intel quando se leva em conta uma mudança de geração”, afirmou o executivo durante a apresentação da companhia.
Para demonstrar a novidade, Skaugen trouxe ao palco um notebook com 17 milímetros de espessura cuja bateria oferece 13 horas de uso contínuo. O teclado do dispositivo pode ser removido facilmente para transformá-lo em um tablet que pode ser usado durante 10 horas sem qualquer necessidade de recarga, cujo hardware é poderoso o suficiente para rodar um jogo de PC de última geração.
Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.