Google Brasil afirma que o Orkut está vivo e ainda crescendo

Por Felipe Gugelmin Valente

13/07/2011 - 06:011 min de leitura

Fonte:

Imagem de Google Brasil afirma que o Orkut está vivo e ainda crescendo no site TecMundo

Um vídeo publicado pela equipe da Google Brasil nesta segunda-feira (11 de julho) afirma que o Orkut ainda possui forte participação no país e apresenta um crescimento constante. Além de destacar o número de recados, fotos e vídeos enviados pelos usuários, a empresa tenta atrair a atenção de empresas para as comunidades da rede social.

Segundo a produção, mais de 30 milhões de brasileiros possui uma conta no serviço e grande parte deles acessa o site diariamente. A empresa afirma que a taxa de retorno é muito grande, especialmente em relação ao público jovem, na qual fica em torno de 95%.

A companhia afirma que somente na véspera do Natal de 2011, foram publicadas 63 milhões de fotos, o que resultou em 1,6 bilhões de visualizações em um período de 24 horas. No mesmo dia, mais de 93 milhões de novos recados foram escritos e enviados através da rede social.

O vídeo finaliza com uma mensagem da Google Brasil para as empresas, na qual a companhia afirma que as comunidades do Orkut são o melhor local para encontrar a opinião dos usuários sobre algum produto ou serviço. Em nenhum momento a produção cita o Google +, tampouco faz menções ao crescimento constante do Facebook entre os usuários nacionais.

Rede estagnada

Apesar do grande número de usuários e visualizações, o Orkut parece estar passando por um momento de estagnação. Uma pesquisa divulgada pela ComScore em abril de 2011 mostrava que a rede social contava com cerca de 32,1 milhões de usuários brasileiros – número bastante semelhante aos dados divulgados pela Google Brasil nesta segunda-feira.

(Fonte da imagem: Orkut)

Embora o Facebook tenha um número menor de usuários únicos e visualizações, em um ano a rede de Mark Zuckerberg aumentou em 371% sua participação no país. Com o lançamento oficial do Google +, a Google terá que investir em muitas novidades se pretende que o Orkut continue com os mesmos patamares atuais e não tenha o mesmo destino do MySpace.


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também


Fontes