Axl Rose usa lei antipirataria para tentar excluir meme da internet
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
07/06/2016 - 05:13•2 min de leitura
Imagem de Axl Rose usa lei antipirataria para tentar excluir meme da internet no tecmundo
O cantor Axl Rose, vocalista do Guns and Roses e atualmente em turnê pelo AC/DC, está tentando fazer aquilo que muita gente já tentou na internet: apagar um registro vergonhoso do passado. A diferença é que, no caso do músico, ele quer ir até o fim e usar todos os meios possíveis para isso.
Ele acionou nada menos do que a Digital Millennium Copyright Act (DMCA), a lei antipirataria dos EUA, para remover rastros de registros de 2010. Há seis anos, uma imagem específica é alvo de memes, piadas e comentários maldosos dos fãs. No retrato, o cantor está visivelmente acima do peso, fora de forma e bastante descuidado com a aparência.
Veja só:
O site TorrentFreak notou que vários pedidos de remoção de imagem foram enviados ao Blogspot e ao GoogleUserContent em nome de Axl Rose. Todos citam a foto feita durante uma apresentação da banda em Winnipeg, no Canadá. Caso o pedido seja aceito, isso abre um precedente para que pessoas fotografadas em eventos, sejam políticos, artistas etc., possam fazer algo parecido a qualquer momento.
O motivo
Axl está tentando acabar com o meme "Fat Axl", uma série de montagens que incluem a foto do cantor e alguma legenda engraçada — normalmente uma paródia de uma das músicas do Guns, trocando certas palavras por alguma comida.
Galeria 1
Quer exemplos?"Sweet Child O' Mine" virou "Sweet Pie O' Mine" (Minha Torta Doce), enquanto Paradise City ganhou os versos "Me leve para a Cidade dos Confeitos, onde as tortas têm creme e os bolos são gostosos".
Ele pode fazer isso?
Notou alguma coisa estranha nisso tudo? Rose simplesmente não deveria ter o poder de acionar o DMCA para remover fotos que pertencem a outra pessoa — no caso, o fotógrafo profissional que originalmente fez o clique. Acontece que o responsável, Boris Minkevich, sequer foi avisado pelo cantor das tentativas de remoção.
Ninguém deveria ter o poder de acionar o DMCA para remover fotos que pertencem a outra pessoa
Só que a firma Web Sheriff, contratada por Axl para fazer a faxina virtual, alega que o fotógrafo assinou um termo de permissão e cessão de direitos transferindo a propriedade do conteúdo para a banca. Em algumas apresentações, isso é realmente feito com os profissionais de filmagem, mas Boris não se lembra se assinou algo assim há seis anos, e aparentemente o documento original não consta no processo. Por enquanto, a Google ainda não acatou os pedidos de remoção de Axl Rose, provavelmente por não acreditar que ele seja mesmo o dono da foto.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.