Em breve, será possível chamar um Uber pelo WhatsApp no Brasil

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

20/05/2022 - 04:301 min de leitura

Em breve, será possível chamar um Uber pelo WhatsApp no Brasil

Fonte:  Uber 

Imagem de Em breve, será possível chamar um Uber pelo WhatsApp no Brasil no tecmundo

A plataforma de transportes Uber está trabalhando em uma forma personalizada, ágil e eficiente para você chamar uma corrida pelo mensageiro WhatsApp — e o Brasil é uma das regiões em que esse recurso chegará primeiro. Além do nosso país, a Índia já recebeu testes com a novidade, por exemplo.

A informação foi revelada pelo próprio CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, que comentou o uso de novas tecnologias do serviço durante um evento organizado pela Meta, a dona do WhatsApp e do Facebook.

O executivo foi convidado a falar sobre um novo recurso para desenvolvedores: a possibilidade de utilizar serviços da API do WhatsApp em seus próprios aplicativos de graça. Isso significa que é possível utilizar o ambiente do aplicativo de chat para realizar tarefas que impactam outros serviços — como chamar a corrida por mensagem via chatbot.

O funcionamento atual do chatbot do Uber na Índia.O funcionamento atual do chatbot do Uber na Índia.

A Meta acredita que, ao fornecer as ferramentas de integração entre ambientes, ela conseguirá trazer mais empreendimentos e usuários para a plataforma, inclusive em mercados onde ela não é a líder disparada. Essa estratégia faz parte do plano de monetização do WhatsApp, que inclui um plano Premium para a versão Business do aplicativo.

E o Brasil?

Segundo Khosrowshahi, o Brasil será um dos mercados para os quais o chatbot mais integrado personalizado do Uber no WhatsApp será lançado. Vale lembrar que, além de sermos um dos locais com maior uso do mensageiro, o país é um dos poucos com o sistema de pagamentos embutido e em funcionamento.

Por enquanto, o serviço só existe na Índia em forma de teste desde dezembro de 2021, mas de uma forma ainda mais básica de funcionamento. Ainda assim, o CEO diz que a novidade já ajudou a trazer novos clientes.


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também


Fontes