Tesla faz recall por falha no alerta do cinto de segurança

Por André Luiz Dias Gonçalves

03/02/2022 - 12:301 min de leitura

Tesla faz recall por falha no alerta do cinto de segurança

Fonte:  Unsplash 

Imagem de Tesla faz recall por falha no alerta do cinto de segurança no tecmundo

Mais de 817 mil carros elétricos da Tesla nos Estados Unidos vão passar por recall para corrigir um defeito relacionado ao alerta do cinto de segurança, conforme anunciou o regulador de segurança automotiva do país nesta quinta-feira (3). É o segundo chamado feito pela montadora nos últimos dias.

Este novo recall está ligado com a não ativação do alerta sonoro quando o veículo dá a partida sem que o motorista afivele o cinto de segurança. O problema, que ocorre em determinadas circunstâncias, estaria surgindo por conta de um erro de software, segundo informações divulgadas pela empresa de Elon Musk.

De acordo com a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA), a falha envolve os carros Model S e Model X 2021-2022, Model 3 2017-2022 e Model Y 2020-2022. Eles estão deixando de cumprir um padrão federal de segurança ao não ativar a campainha e, por isso, o problema precisa ser corrigido.

O alerta sonoro de cinto não afivelado pode falhar em determinadas circunstâncias.O alerta sonoro de cinto não afivelado pode falhar em determinadas circunstâncias.

Para a correção, a Tesla vai lançar uma atualização de software over-the-air (OTA) que chegará a todos os veículos descritos pela agência. A fabricante dos elétricos disse ainda que, até o momento, não há relatos de acidentes ou ferimentos causados pela falha no alerta sonoro do cinto de segurança.

Passando pelos cruzamentos sem parar

Outro recall da Tesla foi anunciado na terça-feira (1º), com o objetivo de desativar uma funcionalidade do sistema de direção autônoma dos carros da marca que pode fazer alguns veículos atravessarem cruzamentos sem parar. A tecnologia viola leis estaduais de trânsito.

A desativação da função “rolling-out” do sistema Full Self-Driving (FSD) também será feita com atualização via OTA. Neste caso, o recall abrange 53.822 carros no território americano, das versões Model S e Model X 2016-2022, Model 3 2017-2022 e Model Y 2020-2022, segundo a NHTSA.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também


Fontes