Tesla faz recall por falha no alerta do cinto de segurança
03/02/2022 - 12:30•1 min de leitura
Fonte: Unsplash
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Mais de 817 mil carros elétricos da Tesla nos Estados Unidos vão passar por recall para corrigir um defeito relacionado ao alerta do cinto de segurança, conforme anunciou o regulador de segurança automotiva do país nesta quinta-feira (3). É o segundo chamado feito pela montadora nos últimos dias.
Este novo recall está ligado com a não ativação do alerta sonoro quando o veículo dá a partida sem que o motorista afivele o cinto de segurança. O problema, que ocorre em determinadas circunstâncias, estaria surgindo por conta de um erro de software, segundo informações divulgadas pela empresa de Elon Musk.
De acordo com a Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA), a falha envolve os carros Model S e Model X 2021-2022, Model 3 2017-2022 e Model Y 2020-2022. Eles estão deixando de cumprir um padrão federal de segurança ao não ativar a campainha e, por isso, o problema precisa ser corrigido.
O alerta sonoro de cinto não afivelado pode falhar em determinadas circunstâncias.
Para a correção, a Tesla vai lançar uma atualização de software over-the-air (OTA) que chegará a todos os veículos descritos pela agência. A fabricante dos elétricos disse ainda que, até o momento, não há relatos de acidentes ou ferimentos causados pela falha no alerta sonoro do cinto de segurança.
Passando pelos cruzamentos sem parar
Outro recall da Tesla foi anunciado na terça-feira (1º), com o objetivo de desativar uma funcionalidade do sistema de direção autônoma dos carros da marca que pode fazer alguns veículos atravessarem cruzamentos sem parar. A tecnologia viola leis estaduais de trânsito.
A desativação da função “rolling-out” do sistema Full Self-Driving (FSD) também será feita com atualização via OTA. Neste caso, o recall abrange 53.822 carros no território americano, das versões Model S e Model X 2016-2022, Model 3 2017-2022 e Model Y 2020-2022, segundo a NHTSA.
Especialista em Redator
Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.