Novo Papamóvel é movido a hidrogênio e foi feito pela Toyota
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
20/10/2020 - 02:00•1 min de leitura
Fonte: Toyota
Imagem de Novo Papamóvel é movido a hidrogênio e foi feito pela Toyota no tecmundo
O papa Francisco está de veículo novo na garagem — e ele é sustentável. O Papamóvel, automóvel adaptado e utilizado para eventos da autoridade religiosa, ganhou uma nova edição a partir de um modelo da Toyota.
O automóvel é um Toyota Mirai personalizado, com a cabine no topo para levar uma pessoa, além de uma identificação com bandeiras do Vaticano e um sistema de LEDs.
Há ainda uma adaptação com escada para facilitar a locomoção do pontífice. O assento elevado e protegido somente por barras de metal ainda permite que o público tenha uma maior visibilidade do papa durante visitas e aparições públicas.
A traseira do novo Papamóvel.
O veículo foi presente da Conferência de Bispos Católicos do Japão e foi primeiramente usado pelo papa Francisco em sua última visita ao país, em novembro de 2019. Agora, ele pertence oficialmente ao Vaticano e pode ser utilizado em outras ocasiões.
A vista de frente do novo Papamóvel.
Como destaque, o veículo tem zero emissão de carbono e roda a partir de um sistema de célula de combustível (hidrogênio). O Mirai modificado tem 5,1 metros de comprimento e 2,7 metros de altura (incluindo a cabine), tendo uma autonomia de aproximadamente 500 km sem precisar de recarga.
O papa Francisco recebeu o veículo no Vaticano em uma cerimônia oficial.
A preferência papal por veículos ecológicos não é inédita: em 2010, o agora papa emérito Bento XVI já havia escolhido um modelo elétrico para circular.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.