Hyundai vai fabricar os 'táxis voadores' para a Uber
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
07/01/2020 - 11:03•1 min de leitura
Imagem de Hyundai vai fabricar os "táxis voadores" para a Uber no tecmundo
A montadora Hyundai será a responsável por fabricar os táxis voadores do Uber, no projeto conhecido como Uber Elevate. A empresa confirmou a informação na CES 2020, além de mostrar em uma conferência o visual atual do protótipo por meio de uma animação e uma miniatura no palco.
O "táxi voador" se chama S-A1 eVTOL e é um veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical com visual simples e capacidade para cinco pessoas, contando o piloto.
Ele tem velocidade de cruzeiro de 290 km/h, voando a no máximo 600 metros de altitude. A distância máxima de voo seria de 100 km. Ele será inicialmente conduzido por humanos, mas a ideia é que ele se torne autônomo no futuro.
O veículo é 100 elétrico e deve utilizar motores bem silenciosos e de rápida recarga — o sistema de propulsão ganha carga máxima em até sete minutos, tornando o sistema otimizado para grandes cidades.
Outras fabricantes também estão desenvolvendo protótipos e devem estabelecer parcerias com a empresa de serviço de transporte, incluindo a Embraer. Atualmente colaborando para tornar possível a plataforma e a infraestrutura, Uber e Hyundai devem começar testes mais avançados com o veículo já na metade deste ano.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.