Tesla quer testar direção semiautônoma de seu futuro caminhão elétrico
Por Igor Napol
10/08/2017 - 08:54•2 min de leitura
Imagem de Tesla quer testar direção semiautônoma de seu futuro caminhão elétrico no tecmundo
Você provavelmente já deve saber que, além da família “S3XY” de veículos da Tesla, a montadora também pretende lançar um caminhão elétrico – que eu tomei a liberdade de batizar de Tesla Model Bruto, por motivos de ser um nome legal. Ele deve ser mostrado já em setembro.
O projeto acaba de andar mais um passo agora que a empresa está começando a lidar com os trâmites burocráticos para conseguir a liberação para testar as funções autônomas do caminhão nos estados de Nevada e da Califórnia. Vale lembrar que esse foi um ponto de conflito entre um projeto de lei e os anseios do sindicato dos motoristas nos EUA recentemente.
O máximo que conseguimos ver do caminhão da Tesla até agora
A intenção da Tesla é fazer um teste chamado “Platooning”, em que os caminhões andam bem próximos um do outro em formação, como se fossem vagões de trem. Com o “Autopilot” do caminhão, isso poderia ser feito com ainda mais precisão, o que acaba ajudando na eficiência aerodinâmica e resulta em uma economia maior de combustível – ou de energia elétrica, no caso do Model Bruto.
Outra grande vantagem que a função semiautônoma traz para o platooning é que o número total de motoristas envolvidos no processo é reduzido: com o condutor podendo descansar por períodos muito mais longos, ele poderá andar uma distância maior sem comprometer sua saúde e, de quebra, contribuindo com a segurança geral.
Caminhões da Otto já foram testados exaustivamente nos EUA
A Tesla quer ir ainda mais longe e efetuar os testes sem um humano dentro do veículo, mas os órgãos responsáveis ainda têm que emitir um parecer a respeito disso.
Outras marcas, com o Volvo e a Daimler, já trabalham em tecnologias muito similares. A Uber também já está bem avançada com o processo de kits de direção autônoma para caminhões, mas o processo está evoluindo vagarosamente depois da batalha judicial que a empresa entrou contra a Waymo.