Relembre 4 episódios de Chaves e Chapolin que não tiveram finais exibidos no Brasil
02/02/2025 - 17:00•5 min de leitura
Fonte: Chaves Fandom
Chaves e Chapolin foi de longe um dos seriados mais famosos dos anos 80 e 90. E ao longo de toda a sua exibição, ele ficou marcado pela ausência de partes de alguns episódios, deixando histórias incompletas, e algumas vezes até incompreensíveis para os espectadores.
E o motivo são vários, desde problemas com as fitas originais do seriado, como até mesmo a censura de algumas cenas que envolviam a morte de alguns personagens, ou atitudes um tanto polêmicas.
- Veja também: Série sobre bastidores de Chaves ganha teaser nostálgico! Confira tudo o que já sabemos
E hoje o Minha Série relembra quatro episódios icônicos que não tiveram o fim exibido no Brasil. Confira!
1. Os Piratas - Chapolin
Esse é de longe o episódio que mais gera discussões. Para quem não sabe, Os Piratas é um capítulo onde Chapolin Colorado é chamado para ajudar a tripulação do navio do temível pirata Alma Negra. Originalmente, ele era dividido em três partes, entretanto apenas duas foram exibidas no SBT e em todo o mundo.
Por conta disso, há muitas teorias sobre ele. Desde a comum degradação de fitas originais, que também é um dos motivos para a não exibição de outros episódios desta lista, como uma censura por conta de ser um dos episódios mais "violentos" de Chapolin Colorado.
Até hoje há quem diga que ele nunca foi ao ar. Porém, diversos fóruns na internet, tanto do Brasil como de outros países, trazem pistas de que ele foi exibido pelo menos uma vez no México, país onde o seriado era exibido antes de todo o mundo.
E em relação a violência destacada, muitos dizem que não há nada diferente do que é exibido em outros episódios de Chapolin, onde é comum ver até cenas de tiroteios, golpes na cabeça etc. Mas há um elemento em especial nesse episódio que muitos alegam que passou do ponto: uma suposta morte de Alma Negra.
Até hoje não fica claro como o pirata morreu, e até mesmo se ele realmente faleceu. Mas em outro episódio, O Tesouro do Pirata Fantasma, há o esqueleto de um suposto pirata preso em um calabouço, sugerindo que este pode ter sido o fim do personagem.
Para completar, há também uma teoria envolvendo o elenco do episódio. Vale lembrar que na segunda parte, o personagem Pança Louca de Édgar Vivar é substituído por Lagoa Seca, interpretado por Horácio Gomez Bolaños, o Godinez de Chaves.
Segundo algumas teorias, essa troca de personagens impactou o enredo final que, por tomar rumos muito diferentes do início, acabou gerando um desconforto em muitos espectadores, ao ponto da emissora nunca mais exibi-lo.
Vale ressaltar mais uma vez que ele é o único capítulo, de ambos os seriados, que nunca foi restaurado ou ganhou uma nova versão oficial.
2. O Alfaiatezinho Valente - Chapolin
Outro capítulo inesquecível de Chapolin, e que por muitos anos deixou milhares de brasileiros curiosos, foi O Alfaiatezinho Valente. Ele contava a famosa história O Alfaiate Valente, em uma versão bem humorada, que era uma característica do seriado.
Nela, um vilarejo é atacado por um grupo de arruaceiros, que acabam sendo afugentados por um gigante. Entretanto, todos acham que o responsável foi um jovem alfaiate, que por sua vez recebe os méritos da realeza e agora, como guerreiro do vilarejo, deve encarar o mesmo gigante para salvar a princesa raptada por ele.
E é justamente o desfecho dessa aventura que nunca foi exibida no Brasil, terminando no exato momento em que o gigante captura a princesa em seu quarto. Como na época em que o programa era exibido no Brasil não havia outros meios de distribuição, como a internet, muitos ficaram por anos sem entender como terminava tudo.
Esse episódio também sofreu com problema em relação à fita original, prejudicando até mesmo outros países onde Chapolin era exibido, inclusive o próprio México. O problema só foi solucionado muitos anos depois, mas ele nunca chegou a ser exibido oficialmente no Brasil.
Felizmente, é possível encontrá-lo completo em diversos sites, como o YouTube. E embora ele não conte com a dublagem original, ainda sim há diversas versões com vozes adaptadas para um maior entendimento, como a do vídeo abaixo.
3. A Branca de Neve - Chaves e Chapolin
Um dos crossovers mais emblemáticos de Chaves e Chapolin foi o do episódio A Branca de Neve. Nele, o vermelhinho vai até a escola de Chaves e sua turma para contar uma versão inusitada do clássico conto de fadas. Ele também ficou marcado por ser o capítulo que trazia a icônica canção "Tchuim Tchuim Tchum Claim", que até hoje está na mente de muitos espectadores.
Entretanto, aqui no Brasil não foi possível conferir a parte final do capítulo, que teve uma reviravolta bem diferente do enredo original. Nela, para salvar a Branca de Neve, os anões chamam ninguém menos que o próprio Chapolin Colorado. Ele por sua vez, ao invés de dar um beijo para acordar a princesa, usa sua marreta biônica no rosto da donzela.
E se não bastasse tamanho plot twist, a Bruxa Malvada acaba tendo um final diferente, onde se transforma em uma linda jovem. Por fim, de volta à escola, o episódio termina com Chapolin indo embora com a nova versão da bruxa, deixando os alunos e o Professor Girafales boquiabertos com a cena.
A parte final não foi exibida no Brasil e, até hoje, ela é motivo de controvérsias. Alguns alegam que ela sofreu problemas de má catalogação ou problemas técnicos, já que outros países também não exibiram o último capítulo por anos. Entretanto, há quem diga que foi uma espécie de "censura" de algumas emissoras.
O motivo foi justamente o trecho final do episódio, em que Chapolin vai embora com a "nova bruxa". Mesmo que alguns episódios dos seriados ainda tivessem trechos considerados machistas, a cena final acabou sendo um pouco fora do tom, principalmente por se tratar de uma sala de aula repleta de crianças.
E como a mesma acaba sendo o momento de conclusão do episódio, mesmo que já houvesse o costume de cortar trechos de episódios para que os mesmos coubessem nos horários de exibição, isso afetaria diretamente a história, deixando a sua conclusão totalmente em aberto.
Caso você queira conferir o episódio completo, e a parte que não foi ao ar, basta acessar o vídeo que está disponível legendado no Dailymotion através deste link.
4. A Festa da Boa Vizinhança - Chaves
Considerado por muitos como um dos capítulos mais engraçados de Chaves, A Festa da Boa Vizinhança é um episódio composto de três partes. Nele, a vila faz uma comemoração entre seus moradores e visitantes, onde as crianças fazem uma série de apresentações. Obviamente, nada dá certo e acaba em muita confusão entre os presentes.
Porém, apenas dois dos três capítulos foram exibidos no Brasil. Como o desfecho da segunda parte não dá brechas para continuações, há ainda mais confusões na festa. Nele, são os adultos que fazem apresentações, como um monólogo da Bruxa do 71, voz e violão por Seu Madruga, e até mesmo uma encenação "romântica" do Professor Girafales e Dona Florinda.
O motivo da ausência do episódio também foi em relação a problemas com a fita original. Entretanto, anos depois, a própria Televisa conseguiu restaurar o episódio em formato digital, e chegou a ser publicado no canal de Chaves no YouTube quando estava ativo.
Mas por conta de uma longa briga judicial entre a emissora e os parentes de Roberto Bolaños, todo o arquivo do canal foi removido.
Entretanto, é possível encontrá-lo facilmente em outros sites da internet, como fóruns sobre Chaves, no Dailymotion, no TikTok, e até mesmo no YouTube.
E na sua opinião, qual foi o episódio mais marcante de Chaves e Chapolin? Conte para a gente em nossas redes sociais!
Especialista em Redator
Jornalista especializado em games e tecnologia desde 2007, com passagens por TechTudo e Globo Esporte.com. Apresentador com passagens por Rádio Globo, SporTV e Canal Combate.
Veja também
Tags
Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.