Cena final da Temporada 2 de Arcane é censurada na China! Veja mudança
27/11/2024 - 10:32•2 min de leitura
Fonte: Divulgação/Netflix
Já disponível no catálogo da Netflix, o final da Temporada 2 de Arcane mostrou como a conexão entre Vi e Caitlyn se fortaleceu com o passar da história. No entanto, quem assistiu à produção na China pode ter ficado com uma impressão diferente e estranhado a maneira como as personagens apareceram.
Isso porque, a pedido do país, os criadores da série tiveram que censurar muitos dos elementos da animação — entre eles, qualquer referência a relacionamentos homossexuais. O resultado final acabou ficando um tanto bizarro, servindo mais para mostrar o impacto negativo da modificação do que para esconder a ligação entre as personagens.
Arcane tem um final bem diferente na China
Sem entrar em grandes spoilers (embora eles sejam inevitáveis), a cena final de Arcane mostra Vi e Caitlyn conversando sobre os acontecimentos anteriores da história. Na versão que chegou ao Brasil (e à maioria dos outros países), o papo acontece de maneira bastante próxima, com Cait eventualmente encostando a cabeça no ombro de sua companheira.
Já na China, a conversa ainda acontece, mas com as duas personagens bastante separadas uma das outras. Isso torna a cena final bastante bizarra, especialmente no momento em que Caitlyn deveria repousar sua cabeça — que ainda aparece inclinada, mas sem nada que pareça ser capaz de sustentá-la.
Essa não é a primeira vez que o país é responsável por censurar alguns elementos de Arcane, mas parece ser a mais evidente e bizarra. Em episódios anteriores, a produção chegou a remover completamente alguns personagens, modificando um pouco o significado de cenas que traziam algum cunho sexual ou erótico.
Em uma entrevista ao streamer Necrit94, o showrunner da série, Christian Linke, afirmou que algumas cenas dela foram mudadas por terem sido consideradas intensas demais. Ele explica que um exemplo disso é a cena em que Cait e Vi se encontram no Episódio 8 que, no corte original, seria muito mais extensa e “intensa”, em suas palavras.
[Lore Spoilers] Lol... they have edited out the whole character in the Chinese version
byu/vi-anaphora inarcane
Muito disso pode ter a ver com o desejo de respeitar a classificação indicativa de League of Legends, que é considerado um jogo apto para todas as idades. Já no que diz respeito às censuras feitas especialmente para a China, a “flexibilidade da visão artística” se deve ao desejo de não deixar de atender a um dos maiores mercados-consumidores do mundo.
Romance de Cait e Vi podia ser mais intenso
Durante a mesma transmissão com Necrit94, Linke brincou que as cenas originais de Arcane envolvendo Cait e Vi estão salvas em “algum disco rígido na França”. Isso foi suficiente para que alguns fãs começassem a pedir por um “corte do diretor” da animação, que preservasse a visão inicial que a Fortice Production tinha para as personagens.
Embora a Riot Games seja conhecida por dar atenção aos fãs, é improvável que uma versão alternativa da série seja lançada — ao menos não na Netflix. O foco que a empresa tem na manutenção de seus negócios e no crescimento do universo de League of Legends mostra que, entre agradar algumas pessoas mais entusiasmadas e preservar seus objetivos e parceiros comercias, ela vai tender a seguir a segunda opção.
Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.
Veja também
Fontes
Minha Série é um canal de entretenimento do TecMundo. Trazemos novidades incríveis sobre séries e filmes que estão na hype em todo o mundo.