Em um ano, iPhone perdeu metade de sua participação no mercado brasileiro
27/01/2016 - 11:18•1 min de leitura
Fonte: Kantar Worldpanel
Uma pesquisa divulgada esta semana pela Kantar Worldpanel mostra que 2015 não foi exatamente um ano positivo para a Apple no que diz respeito ao mercado brasileiro. Durante o período, a participação de mercado do iPhone caiu de 5,5% para 2,8% com base nos dados computados durante os últimos trimestres comerciais dos dois últimos anos.
O período marcou a consolidação cada vez maior do domínio do Android, que atualmente está presente em 91,8% dos aparelhos em uso no Brasil (89% em 2014). Já o Windows Phone também teve um ligeiro aumento, obtendo uma fatia de 5,1% do mercado em relação aos 4% conquistados no mesmo período do ano anterior — a pequena porcentagem restante se divide entre a plataforma da Blackberry e outros sistemas operacionais.
A situação do iOS no país reflete a tendência global que mostra um crescimento cada vez maior do Android. No entanto, a Apple continua a líder no que diz respeito à venda de produtos “Premium”, o que significa que ela está conseguindo lucrar de forma significativa mesmo sofrendo essa redução de participação.
Segundo a Kanter, o crescimento do sistema da Google é sustentado por uma maior variedade de preços. Devido à acessibilidade que isso cria, novos usuários de smartphones tendem a investir inicialmente em modelos mais baratos, que em questão de pouco tempo são atualizados para produtos mais potentes.
Qual é a sua opinião sobre essa mudança do mercado? Comente no Fórum do TecMundo
Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.