Chrome, Opera e mais navegadores se unem para combater 'práticas nocivas' da Microsoft

Por Felipe Vitor Vidal Neri

02/12/2024 - 15:322 min de leitura

Chrome, Opera e mais navegadores se unem para combater 'práticas nocivas' da Microsoft

Fonte: GettyImages

Apesar dos navegadores da Microsoft não serem os mais desejados pelos usuários, o Chrome, Opera, Vivaldi, Wavebox e Waterfox formaram uma aliança contra o comportamento da Microsoft. Essa formação visa denunciar comportamentos nocivos da empresa ao usar táticas desleais para favorecer o Edge para usuários do sistema operacional Windows.

Chamada de Browser Choice Alliance, o conjunto de empresas objetiva combater práticas antiéticas estabelecidas pela Microsoft para impulsionar o navegador Edge. Uma das justificativas aponta que a empresa aplica métodos para desencorajar os usuários a escolherem outros navegadores, afetando não somente as empresas rivais como todo o ecossistema da internet.

Além desses movimentos, a companhia responsável pelo Windows também cria obstáculos para o download de browsers diferentes. Alterar configurações de perfis de usuários ou reiniciar o sistema operacional retorna o Edge à opção de navegador padrão, além de forçar usuários a abrirem links apps da empresa, como Teams e Outlook, sempre através do Edge.

Microsoft estaria direta e indiretamente dificultando que os usuários utilizassem os navegadores (Imagem: GettyImages)
Microsoft estaria direta e indiretamente dificultando que os usuários utilizassem os navegadores (Imagem: GettyImages)

Aliança usará a Comissão Europeia

Para contornar os atritos com a Microsoft, a coalizão de empresas solicita uma intervenção regulatória por parte das autoridades, como a Comissão Europeia. A ideia é que o órgão coloque a Microsoft na lista de “gatekeepers”, ou seja, um conjunto de empresas com fortíssima influência e giro de capital para.

Essa questão já havia sido discutida antes, quando em julho, o Opera propôs à entidade europeia que inserisse a Microsoft nesta lista, com o apoio de outras empresas. No entanto, o acordo não prosseguiu e agora a aliança busca novos esforços para frear a rival.

Em nota, a Browser Choice Alliance aponta que os navegadores são "grandes portões da internet, mas também impactam diretamente na produtividade, rotina, e como forma de ferramenta dos usuários".


Por Felipe Vitor Vidal Neri

Especialista em Redator

Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.


Veja também


Fontes