'Sede' de Elon Musk por mais chips de IA está sobrecarregando a Nvidia
28/11/2024 - 12:48•2 min de leitura
Fonte: GettyImages
Além de buscar mais usuários para o X ou enviar foguetes ao espaço com a SpaceX, Elon Musk quer mais chips da Nvidia para suas empresas. Segundo informações do The Wall Street Journal, o bilionário tem exigido altas quantidades de chips para IA da companhia verde, chegando a sobrecarregar a produção da empresa.
A reportagem do jornal foi publicada na quarta-feira (27), mas os detalhes revelados ao veículo por uma fonte da Nvidia podem ter sido enviados bem antes. Em resposta, a Nvidia afirma que trabalha ativamente para atender as necessidades de todos os clientes e que recentemente “ampliou significativamente a oferta disponível” para os chips. O time de Musk não respondeu.
Com a Nvidia na dianteira durante a corrida pela inteligência artificial, não é surpresa que Musk esteja correndo atrás dos produtos da companhia. Há poucos meses, o time verde lançou a nova geração de aceleradores Blackwell, e ultrapassou recentemente a Apple como a empresa mais valiosa do mundo.
Musk quer império de IA
O contínuo interesse de Musk em chips de IA também não é por acaso. O empresário de 53 anos criou a xAI em meados de 2023 para competir com outras gigantes da área. Chamado de Grok, o assistente inteligente da companhia foi incorporado ao X (Antigo Twitter) e está disponível para usuários premium, causando polêmica por suas criações ofensivas.
Um fato curioso ocorreu ainda em junho deste ano, quando Musk solicitou que diversos chips da Nvidia, avaliados em mais de US$ 500 milhões (Cerca de R$ 2,9 bilhões), fossem redirecionados da Tesla para o X e a xAI. A explicação é que os chips não teriam tanta utilidade na Tesla.
Em setembro, a xAI iniciou as operações com o Colossus, um supercomputador montado no estado do Tennessee, EUA, com cerca de 100 mil aceleradores Nvidia H100. Considerada uma das máquinas mais potentes no segmento, até mesmo o CEO da Nvidia parabenizou a equipe de Musk pelo projeto, dizendo ser uma construção “inacreditável”.
Especialista em Redator
Redator de tecnologia com foco no segmento de hardware. Pelo TecMundo, atuo na elaboração de notícias, especiais, entrevistas e análise de produtos, como processadores e placas de vídeo.