ByteDance estaria planejando usar chips da Huawei em novo modelo de IA

Por André Luiz Dias Gonçalves

01/10/2024 - 06:332 min de leitura

ByteDance estaria planejando usar chips da Huawei em novo modelo de IA

Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Imagem de ByteDance estaria planejando usar chips da Huawei em novo modelo de IA no tecmundo

A ByteDance, dona do TikTok, quer usar chips fabricados pela Huawei para o treinamento de um novo modelo de inteligência artificial generativa, conforme revelou a Reuters na segunda-feira (30). Com essa medida, a gigante chinesa não passaria aperto com as sanções impostas pelos Estados Unidos.

Fontes com conhecimento do assunto informaram à agência de notícias que a empresa quer usar o chip Huawei Ascend 910B no desenvolvimento e treinamento de um modelo de linguagem ampla. A plataforma já vem sendo aproveitada pela companhia em tarefas com menor exigência de desempenho computacional.

A ByteDance é a empresa por trás do TikTok.A ByteDance é a empresa por trás do TikTok.

Mas como a nova IA supostamente terá capacidade e complexidade menos poderosas do que o modelo atual, denominado Doubao, o processador da marca chinesa atenderia aos requisitos, conforme um dos informantes entrevistados. Os projetos mais antigos da big tech usam chips H20 da Nvidia.

Uma outra fonte confirmou à publicação que o novo modelo de IA realmente está a caminho, no entanto disse não saber se o mecanismo terá chips da Huawei. Já o porta-voz da ByteDance, Michael Hughes, negou planos de uma nova IA, enquanto a marca parceira se recusou a fornecer qualquer explicação.

Entregas atrasadas

Mesmo optando por usar processadores de uma fabricante local, a dona do TikTok supostamente está tendo problemas em seus programas de IA. Conforme a reportagem, a empresa recebeu apenas 30% dos chips encomendados à Huawei, atrasando o desenvolvimento dos projetos.

Ela teria solicitado 100 mil chips Ascend 910B em 2023, porém foram enviados cerca de 30 mil até julho deste ano. Desta forma, a empresa ainda não conseguiu definir um cronograma para o lançamento do seu novo modelo de linguagem, de acordo com as fontes.

Lançado em agosto do ano passado, o chatbot Doubao da ByteDance passou por atualizações recentes focadas em vídeo para concorrer com a tecnologia da OpenAI. A ferramenta rapidamente se tornou uma das mais populares entre os chineses, alcançando 10 milhões de usuários ativos mensais.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também