Nvidia considera expandir fabricação de chips para empresas além da TSMC

Por Igor Almenara Carneiro

15/09/2024 - 04:001 min de leitura

Nvidia considera expandir fabricação de chips para empresas além da TSMC

Fonte:  GettyImages 

Imagem de Nvidia considera expandir fabricação de chips para empresas além da TSMC no tecmundo

A Nvidia considera ter suas GPUs fabricadas por outras gigantes além da TSMC, tais como a Samsung. Em conversa durante a conferência Goldman Sachs Communacopia and Technology, o CEO da empresa, Jensen Huang, disse estar aberto para novas negociações.

O motivo dessa flexibilidade seria a tensão política entre China e Taiwan. Se o conflito aumentar e forem aplicadas sanções comerciais, a Nvidia pode ficar sem alternativas para manter o fluxo de fabricação de chips.

"Nós optamos pela TSMC porque ela é ótima, mas, se necessário, podemos adotar outras, claro", pontuou Huang. O executivo reforçou que a fabricante é uma das melhores do mundo por uma "enorme margem".

Nvidia considera expandir fabricação de chips para outras empresas além da TSMC.Nvidia considera expandir fabricação de chips para outras empresas além da TSMC.

Atualmente, a TSMC é a única responsável pela fabricação de chips avançados da Nvidia. Ela é responsável pela entrega de plataformas de altíssima tecnologia, como os chips H100 e H200.

Além da Nvidia, a empresa também fornece chips para 60% do mercado. A Nvidia é o segundo maior cliente da empresa.

Contudo, depender exclusivamente de uma fábrica deixa a Nvidia vulnerável, e Huang reconhece essa questão. "Se qualquer coisa acontecer, devemos ser capazes de continuar a fabricação em outro lugar".

Naturalmente, essa migração não seria ideal e o processo pode não ter o mesmo nível de qualidade ou custo, ressaltou Huang, mas seria importante manter o volume de entregas.

Durante o discurso, Huang não mencionou especificamente optar pela Samsung para a fabricação de chips, mas a empresa é uma das grandes candidatas. Ela é a segunda maior empresa do segmento, estando atrás somente da TSMC.





Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também