TIME lista as empresas de tecnologia mais influentes do mundo em 2024
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
31/05/2024 - 04:22•2 min de leitura
Fonte: GettyImages
Imagem de TIME lista as empresas de tecnologia mais influentes do mundo em 2024 no tecmundo
A revista TIME divulgou nesta quinta-feira (30) uma nova lista que reúne as empresas mais influentes do mundo em 2024. Ao todo, foram escolhidas 100 companhias que representam diferentes setores da economia global.
A capa da revista traz dois destaques: a atriz e cantora Selena Gomez, que é também fundadora da marca de cosméticos veganos Rare Beauty, e Dario Amodei, CEO da empresa de inteligência artificial (IA) Anthropic.
As capas da lista de 100 empresas mais influentes.
A lista foi criada pelos editores da revista ao longo dos últimos meses, com base em sugestões e recomendações de correspondentes e membros da própria indústria. Após reunir vários nomes, a equipe faz um estudo aprofundado para avaliar cada companhia em temas como impacto, inovação e sucesso.
Os destaques em tecnologia da lista da TIME
Além de trazer empresas de áreas como energia, finanças, mobilidade e bem-estar, são muitas as empresas de tecnologia que integram a lista da TIME. Seguindo a tendência do mercado, diferentes companhias de inteligência artificial estão presentes na seleção.
É o caso da Mistral AI, da própria Anthropic (do chatbot Claude) e a OpenAI, dona do ChatGPT. A NVIDIA, com receita recorde ao migrar para chips nesse setor, também foi selecionada.
- Confira: AliExpress e Shein contra e Shopee a favor: asiáticas discordam de imposto em compras até US$ 50
Jensen Huang, CEO da NVIDIA.
Além disso, integram a lista plataformas digitais como Pinterest (por manter as finanças em dia e o clima positivo), Reddit (pela oferta pública de ações bem sucedida) e o TikTok, tanto pelo sucesso quanto pelas polêmicas nos EUA.
A fintech Nubank apareceu na lista pela terceira vez, após ter ultrapassado a marca de 100 milhões de clientes e US$ 300 bilhões em valor de mercado.
Em eletrônicos, estão na seleção a Xiaomi — pelo lançamento do carro elétrico, não os produtos tradicionais — e a montadora fenômeno do mercado BYD. A Huawei foi selecionada por se manter em alta na China mesmo sob sanções há anos, enquanto a Transsion foi destaque pelo alto número de vendas de celulares custo-benefício em mercados emergentes.
A BYD está na lista em período de expansão global.
Além disso, alguns nomes são bastante curiosos. O time de futebol Inter Miami, por exemplo, entrou na lista por gerar muita visibilidade e receita após a contratação do craque argentino Lionel Messi.
Você pode conferir a lista completa de empresas mais influentes do mundo em 2024 pela TIME no site da revista.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.