Amazon adota machine learning para listar produtos no marketplace

Por André Luiz Dias Gonçalves

31/01/2023 - 07:352 min de leitura

Amazon adota machine learning para listar produtos no marketplace

Fonte:

Imagem de Amazon adota machine learning para listar produtos no marketplace no tecmundo

A Amazon vai começar a usar no Brasil uma ferramenta de machine learning para a listagem de produtos dos vendedores parceiros do marketplace. Conforme anúncio feito hoje (31), a tecnologia permitirá automatizar as tarefas relativas a este processo, facilitando a vida dos lojistas.

Batizada de Product Matching Machine Learning, ou Machine Learning aplicado à correspondência de produtos, na tradução para o português, a ferramenta foi desenvolvida pelo time de tecnologia da Amazon.com.br. A equipe tem atuado na criação de várias soluções para otimizar a experiência dos parceiros, nos últimos meses.

Com este novo recurso de aprendizado de máquina, o vendedor terá a correspondência dos seus produtos com o catálogo da gigante varejista realizada de forma automática, assim que submeter o seu inventário ao sistema. Dessa forma, os itens comercializados por eles estarão disponíveis mais rapidamente para o consumidor final.

A tecnologia permitirá listar os produtos dos vendedores parceiros no marketplace muito mais rapidamente.A tecnologia permitirá listar os produtos dos vendedores parceiros no marketplace muito mais rapidamente.

“Oferecemos uma seleção de mais de 50 milhões de produtos em mais de 30 categorias, por isso o desafio foi criar uma experiência simplificada de ‘arrastar e soltar’ dentro do próprio sistema da Amazon”, explicou o head de Data Science e Machine Learning da big tech na América Latina, William Giotto. A novidade tecnológica também deverá ser utilizada em outros países.

Valorização dos vendedores parceiros

Investimentos na casa dos R$ 18 bilhões, direcionados aos vendedores parceiros, foram feitos pela gigante do e-commerce desde 2020. Os recursos ajudam a trazer uma série de melhorias para quem vende pelo marketplace, permitindo que os comerciantes alcancem ainda mais consumidores.

A disponibilidade destes valores é justificada pela presença maciça dos parceiros na plataforma. De acordo com dados divulgados recentemente, estes vendedores são responsáveis por cerca de 58% das unidades vendidas no site da Amazon em todo o mundo.

Globalmente, há mais de 1,9 milhão de pequenas e médias empresas vendendo pelo marketplace, oferecendo um amplo catálogo de produtos para os clientes de diversos países.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também


Fontes