Procon-SP dá dicas sobre como trocar os presentes de Natal
27/12/2022 - 02:00•1 min de leitura
Imagem de Procon-SP dá dicas sobre como trocar os presentes de Natal no tecmundo
A calça não serviu, o chinelo ficou pequeno, você já tinha o produto ou simplesmente não gostou da cor da peça recebida? Então, é hora de ir à loja para trocar o presente de Natal, momento que geralmente traz muitas incertezas.
Para tirar dúvidas sobre a temporada de troca de presentes iniciada na segunda-feira (26), o Procon-SP divulgou orientações para auxiliar quem precisa realizar o procedimento. Um dos pontos é sobre a obrigatoriedade da oferta deste serviço.
Segundo a Fundação, o Código de Defesa do Consumidor não obriga o lojista ou fornecedor a realizar a troca por motivo de gosto ou tamanho. No entanto, ela passa a ser obrigatória caso a loja ofereça tal possibilidade no momento da venda, ou seja, é preciso verificar a informação antes de concluir a compra.
Em alguns casos, o presente recebido precisa ser trocado.
Também é importante se informar sobre as exigências para trocar o presente de Natal, como manter a etiqueta intacta, principalmente no caso de peças de vestuário. Outra atitude fundamental, conforme o Procon-SP, é guardar a nota fiscal ou o recibo de compra, pois será necessário apresentá-lo para efetuar o procedimento.
Compras online e outras situações
Ao realizar a troca do presente, deve prevalecer o valor pago originalmente, de acordo com a entidade. Se a troca for por um mesmo produto, mudando somente o tamanho ou a cor, o lojista não pode exigir complemento nem o cliente solicitar abatimento, caso o preço esteja diferente.
Outra situação mencionada pelo órgão é o produto com defeito. Nestas situações, há um prazo de 30 dias para solucionar o problema, com o comprador podendo optar pela troca, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional se a situação não for resolvida dentro do período.
Já nas compras pela internet, existe o direito de arrependimento, que possibilita desistir da compra em até sete dias contados da data de aquisição ou recebimento do produto, com ressarcimento do valor pago.
Especialista em Redator
Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.