Nota Carioca: site volta a funcionar após ataque cibernético
24/08/2022 - 08:36•2 min de leitura
Imagem de Nota Carioca: site volta a funcionar após ataque cibernético no tecmundo
O site Nota Carioca voltou a funcionar na manhã desta quarta-feira (24), de acordo com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro. A plataforma estava indisponível desde o último dia 15, quando os sistemas da administração municipal foram alvo de um ataque cibernético que afetou vários serviços online.
Por meio da página, moradores da capital fluminense têm acesso a uma série de serviços, como a emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), por exemplo. Ela substitui os Recibos Provisórios de Serviços (RPS) que estavam sendo emitidos durante o período em que o Nota Carioca estava fora do ar.
Também é possível utilizar a plataforma para consultar os créditos recebidos por meio das notas fiscais, que são usados para obter descontos no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), e para verificar a autenticidade dos documentos fiscais emitidos, entre vários outros serviços. A realização de denúncias é uma das outras ferramentas disponíveis.
O site Nota Carioca e seus serviços foram normalizados.
— Prefeitura do Rio (@Prefeitura_Rio) August 24, 2022
Além de emitir novas notas, também já é possível substituir os Recibos Provisórios de Serviços (RPS) emitidos enquanto o sistema estava inoperante.
O endereço para acessar o serviço é https://t.co/kbOtsg5SLu. pic.twitter.com/03RMNm7GFJ
Embora o site Nota Carioca tenha voltado a funcionar, alguns usuários estão relatando, via Twitter, dificuldades para acessar a página. Também por meio da rede social, a Prefeitura do Rio orientou aos internautas que acessem o site pelo link https://notacarioca.rio.gov.br, sem digitar o “www” no navegador.
Alguns serviços ainda estão fora do ar
O ataque hacker ao site da Prefeitura do Rio de Janeiro deixou quase todos os serviços online municipais fora do ar por vários dias. Conforme o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), a ação direcionada ao datacenter do órgão objetivava o roubo de dados sigilosos do governo.
Na última quinta-feira (18), o prefeito do Rio Eduardo Paes informou que os técnicos da Empresa Municipal de Informática (IplanRio) haviam retomado o controle do sistema. No entanto, as páginas permaneciam fora do ar para preservar a segurança das informações armazenadas no ambiente digital.
Até agora, foram restabelecidos os sistemas de pagamento da Secretaria da Fazenda, possibilitando o pagamento dos servidores e fornecedores, o Diário Oficial do município e o Nota Carioca, entre outros serviços. Já aqueles que ainda estão indisponíveis não têm previsão de voltar a funcionar.
Especialista em Redator
Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.