Apple trabalha em 'crediário' do Apple Pay e aluguel de iPhones
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
09/05/2022 - 02:59•1 min de leitura
Imagem de Apple trabalha em "crediário" do Apple Pay e aluguel de iPhones no tecmundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
A Apple está preparando o lançamento de dois serviços para o futuro próximo — sendo que um deles já de pleno conhecimento do consumidor, enquanto o segundo foi citado somente na newsletter deste domingo (8) do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg.
A novidade divulgada por Gurman é uma nova opção de pagamentos no serviço Apple Pay. Ela envolve realizar aquisições na modalidade Compre Agora, Pague Depois ("buy now, pay later", no original em inglês). A função promete ser similar ao crediário, bastante popular no varejo do Brasil.
Com a novidade, você pode adquirir um produto ou assinatura e escolher uma data futura para ter o valor descontado — sem juros e com a possibilidade de ser um pagamento à vista ou parcelado. Essa opção está aos poucos se popularizando e já é oferecida por algumas instituições financeiras ao redor do mundo. Especula-se que uma recente compra da Apple, a da fintech britânica Credit Kudos, possa estar relacionada a essa modalidade.
Aluguel vem aí?
Já o serviço mais conhecido é o aluguel de iPhones, que permite que pessoas tenham acesso aos produtos da marca por um tempo limitado a partir de um valor pago mensalmente. Dessa forma, você só utiliza o dispositivo quando realmente precisa ou como um "test-drive" antes de fazer a compra.
Possíveis preços de empréstimo de iPhones já surgiram em rumores, mas o recurso pode ser expandido também para outros itens do catálogo da marca, como MacBooks. Por enquanto, não há uma data prevista para que a empresa anuncie ou lance de fato ambas as novidades.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.