Varejistas e atacadistas notificam Mastercard contra novas taxas

Por JORGE MARIN

20/04/2022 - 14:001 min de leitura

Varejistas e atacadistas notificam Mastercard contra novas taxas

Fonte:  Shutterstock 

Imagem de Varejistas e atacadistas notificam Mastercard contra novas taxas no tecmundo

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS) emitiram alertas à Mastercard, a primeira através de uma notificação extrajudicial e a segunda em um ofício. As duas principais representantes dos comércios varejista e atacadista reclamam de um reajuste da tarifa de intercâmbio que é cobrada pela operadora e repassada aos bancos emissores de cartões.

O aumento da tarifa, que já havia sido objeto de queixa apresentada pelos representantes do setor de e-commerce no mês passado, está previsto para o dia 22 de abril. De acordo com os comerciantes, o aumento chegará a 0,5% nas transações online via cartão feitas no débito, e 0,2% nas transações na função crédito. Os custos serão, naturalmente, repassados aos consumidores.

Por que os comerciantes reclamam da Mastercard?

Fonte: Shutterstock/Reprodução.Fonte: Shutterstock/Reprodução.

Na notificação extrajudicial da ABRAS, os supermercados reclamam textualmente de que a operadora de cartões não apresentou qualquer “justificativa econômica e jurídica” plausível para o aumento da taxa. Já os atacadistas, que só recentemente passaram a aceitar transações com cartões de crédito e débito, indicaram que vão “repensar” o uso da bandeira em suas vendas, por considerar o reajuste “inaceitável, abusivo, exorbitante e desproporcional”.

Em nota enviada ao colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a Mastercard confirmou que atualizará a taxa no dia informado, "respeitando os limites estabelecidos pelo regulador" e que ela é paga "pelo adquirente ao banco do titular do cartão pelos serviços que ele fornece", não recebendo “nenhuma receita advinda de taxas de intercâmbio".


Por JORGE MARIN

Especialista em Redator


Veja também


Fontes