Pesquisa revela importância do WhatsApp para lojistas brasileiros
Por Tadeu Antonio Mattos (via nexperts)
10/10/2021 - 08:00•2 min de leitura
Imagem de Pesquisa revela importância do WhatsApp para lojistas brasileiros no tecmundo
Uma pesquisa recente da plataforma de criação de comércios digitais Loja Integrada revelou que cerca de 75% de pequenos e médios lojistas usam o WhatsApp como canal direto de vendas — além da loja virtual.
A pesquisa realizada com 3060 empreendedores digitais do Brasil entre maio e junho de 2021 através de um questionário na internet concluiu, também, que o mensageiro é usado por 68% dos respondentes como principal ferramenta de atendimento — o Instagram vem logo depois com 15%, enquanto o e-mail fica em terceiro, com 5,6%.
"Por ser gratuito, o app está no celular de quase todos os brasileiros. Para o empreendedor, uma das principais vantagens de usar a ferramenta é poder criar campanhas e ações promocionais que são enviadas de forma automática. Além disso, com o app é possível verificar métricas e realizar um atendimento quase que em tempo real", explicou Gustavo Ruchaud, diretor de marketing da Loja Integrada.
O que fazer quando o WhatsApp cair?
Nesta segunda-feira (4), os serviços do Facebook, incluindo o mensageiro, passaram por instabilidades no mundo, ficando fora do ar por cerca de 7 horas. Pensando nisso, Ruchaud deu 3 dicas para orientar comerciantes a amenizar prejuízos de possíveis quedas no futuro.
- Mesmo com o imediatismo do WhatsApp, é necessário humanizar a relação com clientes e desenvolver padrões de atendimento. "Além disso, criar uma comunicação por e-mail pode ser uma maneira de formalizar os processos. Neste caso, uma dica é informar seus usuários sobre a instabilidade e deixar outras formas de contato disponíveis até que a situação seja regularizada", explicou o profissional.
- Outra forma de evitar transtornos é integrar canais de comunicação às vendas utilizando a base de clientes do lojista e evitando deixar o WhatsApp como canal único. "Investir na divulgação da loja em outras plataformas, como o Google e YouTube, pode manter a loja funcionando e vendendo", adicionou.
- O especialista acredita que o empreendedor não deve ser refém de apenas uma plataforma, mas precisa apostar em novas formas de engajar clientes. Como exemplo, ele cita o Telegram, que tem crescido no Brasil, e canais de comunicação próprios com chatbots ou ferramentas de conversa com consumidores, caso o objetivo seja o e-commerce.