Mercado de PCs cresce no Brasil mesmo com preços 23% mais altos

Por Mateus Mognon

22/03/2021 - 07:002 min de leitura

Mercado de PCs cresce no Brasil mesmo com preços 23% mais altos

Fonte:  Pixabay 

Imagem de Mercado de PCs cresce no Brasil mesmo preços 23% mais altos no tecmundo

A pandemia movimentou o mercado de computadores no Brasil em 2020, e o setor teve alta de 6% nas vendas em comparação ao ano anterior. O crescimento aconteceu mesmo com um forte acréscimo nos preços dos PCs, que ficaram cerca de 23% mais caros.

De acordo com os dados da IDC, o quarto trimestre de 2020 acabou com o preço médio dos PCs de mesa em R$ 3.782, enquanto a cifra para notebooks era de R$ 4.299. OS valores representam um aumento de 23,5% em relação aos três meses anteriores do mesmo ano.

A pandemia aumentou os preços, mas estimulou as vendas de computadores.A pandemia aumentou os preços, mas estimulou as vendas de computadores.

Os aumentos no valor ocorreram por causa da pandemia, que prejudicou as cadeias de montagem e distribuição das fabricantes. Além disso, o Brasil sofreu com a alta do dólar e um acréscimo no preço dos fretes, explica Rodrigo Okayama Pereira, analista da IDC.

Pandemia aquece mercado

Mesmo com a alta nos preços, o mercado de PCs registrou crescimento, e parte do motivo também é a pandemia causada pelo coronavírus. Segundo explica a IDC, o isolamento social, trabalho remoto e aulas em casa serviram como estímulo para a aquisição de novos computadores.

De acordo com os dados da empresa, cerca de 6,3 milhões de computadores foram comercializados no Brasil em 2020. Durante o último trimestre, que é marcado pela Black Friday e feriados de fim de ano, as vendas subiram 20,6% em relação ao ano anterior.

Os notebooks são mais populares no Brasil.Os notebooks são mais populares no Brasil.

Durante o último trimestre de 2020, cerca de 1,6 milhão de notebooks foram vendidos no Brasil, indica a IDC. Já a comercialização de desktops no mesmo período ficou casa das 400 mil unidades.

Para 2021, a empresa de pesquisa espera uma alta de 8,6% no setor de computadores no Brasil. Segundo a IDC, a pandemia seguirá movimentando essa indústria e deve estimular o mercado de produtos corporativos, que pode crescer em 17,3% em comparação ao ano passado.

Veja também


Fontes