Bill Gates não admitiu ter agido contra Tesla na bolsa de valores
Por Reinaldo Alexander Franco Zaruvni
25/02/2021 - 03:00•2 min de leitura
![Bill Gates não admitiu ter agido contra Tesla na bolsa de valores](https://tm.ibxk.com.br//2021/02/24/24113331454153.jpg?ims=1280x605)
Imagem de Bill Gates não admitiu ter agido contra Tesla na bolsa de valores no tecmundo
Bill Gates, em entrevista à Bloomberg publicada pelo canal Bitcoin nessa terça-feira (23), quando questionado se teria agido para desvalorizar a Tesla no mercado de ações, deu uma resposta um tanto quanto evasiva – levando diversos veículos a presumirem que ele, de fato, teria feito isso, conforme alegou Elon Musk recentemente, algo ainda não provado.
"Bem, você sabe, eu acho que a Tesla é uma empresa incrível. Gostaria de ter estado mais a seu lado ou de tê-la comprado, mas tudo bem. Ajudei muitos parentes a adquirirem carros elétricos da companhia, então nada além de pensamentos positivos sobre a Tesla e seu papel [na indústria]", disse Gates.
"Nada além de pensamentos positivos, mas ele não está negando ter atuado contra ela. Além disso, ao dizer não ter 'estado mais a seu lado', poderia estar admitindo que praticava shorting (venda a descoberto)", acredita Fred Lambert, do Electrek. "Estou surpreso e desapontado com Gates", complementa.
Venda a descoberto ou shorting é uma prática que consiste na venda de um ativo financeiro do qual você ainda não é dono esperando que seu preço caia para, posteriormente, comprá-lo e lucrar na transação com a diferença na hora da entrega.
Simon Alvarez, do Teslarati, por sua vez, segue a mesma linha de raciocínio: "Para muitos na comunidade de veículos elétricos, essas observações foram praticamente uma confirmação de que as fontes de Musk estavam certas e de que Gates realmente praticou shorting com a Tesla em algum momento."
Diz que me diz
Em 2020, segundo o Electrek, aqueles que apostaram contra a Tesla na bolsa de valores amargaram perdas que ultrapassaram US$ 38 bilhões, e Elon Musk já se mostrou mais que descontente com o shorting, que considera golpe. "Você não pode vender casas ou carros que não possui, mas ações sim?", postou em seu perfil no Twitter em janeiro deste ano.
u can’t sell houses u don’t own
— Elon Musk (@elonmusk) January 28, 2021
u can’t sell cars u don’t own
but
u *can* sell stock u don’t own!?
this is bs – shorting is a scam
legal only for vestigial reasons
Quanto aos rumores, bem, confira o que o também fundador da SpaceX disse em entrevista ao Joe Rogan Experience. "Soube que a certa altura [Gates] tinha uma grande posição em shorting. Não sei se isso é verdade ou não, mas me parece estranho. Perguntei a pessoas que conheço e que conhecem muito bem a situação se tinham certeza do que alegavam, e elas disseram que sim – o que parece não ter funcionado."