Como surgiu o Dia do Consumidor? Conheça a origem da data
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
17/02/2021 - 14:30•2 min de leitura
Fonte: Anwar Fazal/Arquivo
Imagem de Como surgiu o Dia do Consumidor? no tecmundo
Uma data em que, ao mesmo tempo, surgem promoções imperdíveis em lojas e discutem-se temas como direitos e proteção ao cliente. Esse é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, ou somente Dia do Consumidor, uma data comemorada anualmente em 15 de março em todas as partes do mundo.
Mas você sabe qual é a origem do Dia do Consumidor e por que ele envolve tanto descontos quanto campanhas de conscientização? O dia 15 de março não foi escolhido por acaso e tem um pano de fundo histórico. Leia abaixo como surgiu o Dia do Consumidor!
Como surgiu o Dia do Consumidor?
Em 15 de março de 1962, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, enviou uma mensagem ao Congresso norte-americano para expressar as suas preocupações a respeito dos direitos do consumidor.
A carta reforçava que o consumidor deveria ser respeitado pelos comércios e tinha uma série de direitos no momento da compra — desde informações completas sobre os itens disponíveis até segurança na transação, passando por atendimento ao cliente no pós-venda.
John F. Kennedy em um discurso.
"Eu enviei hoje ao Congresso uma Mensagem Especial sobre a Proteção do Interesse do Consumidor. Todos nós somos consumidores. Todos nós merecemos o direito de sermos protegidos contra propagandas e marcas fraudulentas e enganadoras — o direito de sermos protegidos contra remédios e outros produtos inseguros, insignificantes —, o direito de escolher entre uma variedade de produtos a preços competitivos. Porém, a vida moderna é tão complexa que as leis atuais em livros estatutários são inadequadas para garantir esses direitos", diz o início do texto, que pode ser lido na íntegra em inglês na biblioteca virtual do político.
O ato de Kennedy a favor do consumidor pressionava os legisladores dos Estados Unidos a fiscalizarem comércios e aprovarem novos decretos no setor. Esse foi o primeiro ato do tipo vindo de um líder e relevância mundial, comentado e copiado mundialmente.
Quando foi comemorado o primeiro Dia do Consumidor?
Porém, a data não foi automaticamente estabelecida após a carta: o primeiro Dia do Consumidor foi comemorado só em 15 de março de 1983.
Quem decidiu transformar a data da carta de Kennedy em um dia para celebração e compras foi o ativista Anwar Fazal. Naquele ano, ele era presidente da Organização Internacional da União dos Consumidores, hoje Consumers International.
Anwar Fazal instituiu oficialmente a data.
A organização independente é composta por mais de 200 organizações localizadas em mais de 100 países, trabalhando juntas para fazer a voz do consumidor ser ouvida.
Com a data do Dia do Consumidor estabelecida, a Consumers International, governos e outras associações aproveitam todos os anos para defender os direitos da população. Já as lojas utilizam o dia como uma celebração em forma de descontos.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.