AMD dobra participação em laptops gamer, mas não ameaça Nvidia
Por JORGE MARIN
22/01/2021 - 11:00•2 min de leitura
Fonte: GizmoSlipTech
Imagem de AMD dobra participação em laptops gamer, mas não ameaça Nvidia no tecmundo
Depois que a AMD anunciou, em outubro de 2020, os seus processadores da série Ryzen 5000 como os mais rápidos do mundo para games, o youtuber GizmoSlipTech resolveu conferir. Neste ano, o canal criou uma lista de laptops para jogos com com GPUs GeForce RTX série 30 que estão disponíveis para compra ou pré-encomenda até o dia 15 de janeiro. O comparativo foi feito com a Intel.
Segundo GizmoSlipTech, naquela data havia 28 laptops da série RTX 30 diferentes com CPU’s Intel e 13 laptops da mesma série com CPU’s AMD, o que representa uma honrosa participação da AMD com 32%, contra 68% da Intel. Alguns modelos da lista ainda não estão disponíveis, como o Lenovo Legion e o ROG Zephyrus da Asus.
A participação da Nvidia não aparece neste gráfico (Fonte: GizmoSlipTech/Reprodução)
A Intel está caindo?
Para comprovar que uma queda da Intel está em curso, o GizmoSlipTech mostrou uma lista semelhante à anterior, porém compilada no ano de 2020, que dava à Intel uma participação folgada de cerca de 85% dos laptops com GPUs para jogos GeForce RTX série 20 ou GeForce GTX série 16.
Fonte: GizmoSlipTech/Reprodução
Mas a situação fica complicada para a AMD quando se trata da participação com GPU’s de ponta, o que significa laptops com GeForce RTX 2070 ou RTX 2080. Neste quesito, a Intel dominou completamente em 2020. Naturalmente, a Nvidia continua fora destas comparações.
Fonte: GizmoSlipTech/Reprodução
Continuando no terreno dos jogos high-end, a lista do GizmoTechSlip para as encomendas de 2021 mostrou um progresso para AMD, com nove laptops usando o Ryzen 5000 e uma GeForce 3070 ou GeForce 3080.
Fonte: GizmoSlipTech/Reprodução
Finalmente, o GizmoTechSlip colocou a Nvidia na comparação, mostrando a participação em vendas de GPU's em laptops para jogos high-end em 2020. A conclusão foi: é um mundo da Nvida, onde AMD e Intel apenas brincam nele.
Fonte: GizmoSlipTech/Reprodução