Zuckerberg critica App Store da Apple e elogia Android
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
09/09/2020 - 04:09•1 min de leitura
Imagem de Zuckerberg critica App Store da Apple e elogia Android no tecmundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
O cofundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, criticou as políticas impostas pela Apple na loja digital do iOS. Sem citar exatamente o caso, o executivo falou um pouco sobre a atual situação envolvendo a Epic Games e a App Store — e até aproveitou para elogiar a rival Google por agir de forma diferente.
Segundo o executivo, a Apple tem um "controle unilateral do que acontece nos telefones em termos de aplicativos", o que pode ser prejudicial de um ponto de vista de mercado. "Eu acho que há questões que as pessoas deveriam analisar sobre esse controle da App Store e se isso permite uma dinâmica competitiva", afirma.
Recentemente, o Facebook entrou em atrito com a Maçã por causa de uma atualização que foi barrada no iOS. O motivo é a citação à taxa de 30% cobrada pela App Store em qualquer aquisição ou microtransação realizada na plataforma.
Por outro lado...
Zuckerberg aproveitou a ocasião para elogiar as práticas do Android, que permite a instalação de lojas digitais alternativas para quem está insatisfeito com a Google Play Store, que também cobra os mesmos 30% e também se envolveu na briga com a desenvolvedora de Fortnite.
Questinado sobre uma eventual necessidade de regulamentação desse controle por governos, o CEO foi evasivo — afinal, o próprio Facebook passa por problemas nesse quesito por ser dono de serviços como WhatsApp e Instagram. Porém, ele sugeriu que "alguns desses comportamentos merecem análise aprofundada e isso está acontecendo".
As declarações foram registradas durante uma entrevista ao programa Axios on HBO.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.