Óculos de realidade mista da Apple captariam expressões faciais do usuário
Por Julia Marinho
28/07/2019 - 11:00•1 min de leitura
Imagem de Óculos de realidade mista da Apple captariam expressões faciais do usuário no tecmundo
Uma nova patente da Apple para óculos de realidade mista, capazes de capturar dados sobre o ambiente em que o usuário se encontra, foi aprovada pelo governo estadunidense. O registro para um Display System Having Sensors descreve o que seria um HMD (Head Mounted Display ou monitor montado na cabeça) com sensores capazes de rastrear olhos, gestos e até expressões faciais, combinando experiências de AR e VR.
Isso seria possível com o uso de "sensores de posicionamento da cabeça" (que captariam a posição do usuário, a orientação e o movimento no ambiente), "sensores de sobrancelha" (para registrar expressões faciais) e "sensores de mandíbula" (que rastreariam movimentos da boca).
Haveria câmeras "video see through"; segundo a patente, "os sensores podem incluir uma ou mais câmeras", por exemplo, de vídeo RGB, que capturam imagens de alta qualidade do ambiente e que poderiam ser usadas "para fornecer uma visão virtual de seu ambiente real".
Planos para produtos AR/VR
Já havia sido revelado neste ano que a empresa estava trabalhando em óculos capazes de executar aplicativos AR e VR: o projeto T288. A Apple tem comprado várias empresas que criaram produtos relacionados a essas tecnologias — e algumas de suas aquisições datam de vários anos.
Não há, porém, nenhuma garantia de que ela esteja realmente planejando lançar no mercado esse aparelho, mas a aprovação da patente pode ser um ponto de partida para se entender quais são os objetivos da companhia para sua linha de produtos de realidade virtual e realidade aumentada.
O analista Ming-Chi Kuo adiantou no início do ano que a Apple começaria a fabricar óculos de realidade mista no fim deste ano, lançando-os no segundo trimestre de 2020. Por outro lado, há relatos de um cancelamento do projeto — ainda assim o pedido de patente, de março de 2019, foi aprovado. Agora é esperar pra ver se o headset de realidade mista da Apple se tornará real ou não.