EUA x China: Apple pode deixar de fabricar alguns produtos no país asiático
23/05/2019 - 07:08•1 min de leitura
Imagem de MacBooks e iPads podem passar a ser montados na Indonésia no tecmundo
A Digitimes anunciou que a Pegatron, fornecedora da Apple, sairá da China em junho. Com o acirramento da disputa comercial entre o país asiático e os Estados Unidos, a companhia adiantou seus planos de mudança. De acordo com o Financial Times, o objetivo da empresa era construir linhas de montagem na Índia, Indonésia e/ou Vietnã.
As novidades agora dão conta de que a montagem de MacBook e iPad provavelmente será feita na Indonésia pela PT Sar Nusapersada, cujo CEO não especificou os clientes para os quais trabalhará, mas afirmou que os produtos seriam enviados aos EUA.
- Leia também: Entenda a briga entre EUA e Huawei
O rumor ganha força com o estabelecimento de uma parceria entre Pegatron e PT Sar Nusapersada. A Indonésia teria sido escolhida por ofertar maior mão de obra do que o Vietnã.
Histórico
Desde janeiro, o presidente da Pegatron, SJ Liao, menciona a possibilidade de sair da China caso a guerra comercial se agravasse. A companhia não é o único fornecedor-chave da Apple que pretende montar os produtos fora da China: a Foxconn confirmou seus próprios planos para iniciar a produção em massa de iPhone na Índia ainda neste ano.