AMD e NVIDIA voltam a trocar farpas após o fim do programa GPP
08/05/2018 - 15:52•2 min de leitura
Imagem de AMD e NVIDIA voltam a trocar farpas após o fim do programa GPP no tecmundo
Após diversas críticas, tanto de consumidores quanto da AMD, a NVIDIA anunciou no último final de semana o fim do sistema “GeForce Partner Program” (GPP). A iniciativa estava sendo taxada de anticompetitiva, já que oferecia publicidade extra, acesso antecipado a produtos e mais suporte às fabricantes que decidissem usar somente produtos da companhia em certas linhas de placas de vídeo.
Apesar de a AMD não fazer críticas diretas à NVIDIA, ela divulgou em seu blog uma publicação em que se mostrava a favor de “padrões abertos” e que considerava que “a liberdade de escolha nos jogos de PC não é um privilégio. É um direito”. O temor era que a GPP poderia ser usada pela NVIDIA como forma de “chantagear” fabricantes em um momento no qual há falta de hardwares nas lojas.
A lógica era simples: quem decidisse não fazer parte do GPP (e não promovesse os produtos da NVIDIA) poderia ficar com estoques restritos de componentes ou demorar mais a receber novidades. Obviamente, nada disso estava em contrato, mas muitos acreditavam que isso estava subtendido na maneira como a empresa decidiu trabalhar com o sistema.
Entre as empresas que já estavam trabalhando com o GPP estava a ASUS, que tornou sua famosa linha Republic of Gamers exclusiva às placas da NVIDIA. As GPUs da AMD continuariam sendo vendidas sob o novo selo “Arez”, que ainda não dispõem da mesma popularidade ou apelo público que o selo “ROG”.
@KyleBennett @HardOCP The outcome Radeon fans and PC gamers deserve. A toast to investigative journalism! Hip hip!
— Scott Herkelman (@sherkelman) 4 de maio de 2018
Um artigo publicado pelo site HardOCP (que aparentemente sofreu influências da AMD) criticou bastante a iniciativa GPP, afirmando que ela traria mais fragmentação ao mercado. Apesar de a AMD negar que tenha pedido que o artigo fosse escrito, um de seus executivos, Scott Herkelman, elogiou as críticas e afirmou que ele se tratava “do resultado que os fãs da Radeon e jogadores de PC merecem”.
Atualmente controlando mais de 70% do mercado de GPUs dedicadas, a NVIDIA já teve outros embates com a AMD por conta de iniciativas semelhantes ao GPP. Em 2014, a AMD afirmou ter sido bastante prejudicada pelo programa Gameworks, que fez com que Watch_Dogs rodasse consideravelmente pior em seus produtos — algo que a empresa rival negou ser seu objetivo.
AMD e NVIDIA voltam a trocar farpas após o fim do programa GPP via Voxel
Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.