Imagem de Jetpack Martin P12 chegará ao mercado em 2016 no site TecMundo
É difícil não ficar impressionado com a informação de que os primeiros jetpacks comerciais devem chegar ao mercado já no ano que vem. Pois é exatamente isso que a Martin Aircraft está preparando: o P12 — que já havia sido mostrado aqui no TecMundo em 2013. Como você pode ver, estamos bem longe da “mochila voadora” dos cinemas e dos games, mas é mesmo incrível imaginar um jetpack de verdade.
Originalmente, o P12 deveria ser colocado no mercado durante o segundo semestre de 2014, mas problemas com investimentos fizeram com que a produção dele atrasasse. Agora, a Martin Aircraft garante que será possível vermos os primeiros equipamentos sendo produzidos de modo comercial em 2016. Cada unidade deles chegará aos consumidores por US$ 200 mil (o que hoje significaria algo acima dos R$ 500 mil).
Os P12 da Martin podem chegar a alturas de 1,5 mil metros, sendo que o motor de 200 cavalos de potência pode ser utilizado por um período de 30 minutos com cada tanque. Por enquanto, o jetpack é monoposto, mas a fabricante diz que pretende criar versões para um passageiro (além do piloto) nos próximos anos. Será que algum dia os jetpacks serão tão populares quanto os carros?
Por Renan Hamann
Renan Hamann é editor-chefe no TecMundo e acumula mais de 15 anos de experiência no jornalismo de tecnologia.