Realidade Violada 3: documentário do TecMundo tem 1ª exibição pública em cinema de SP

Por Carlos Palmeira

10/12/2024 - 14:194 min de leitura

Realidade Violada 3: documentário do TecMundo tem 1ª exibição pública em cinema de SP

A NZN, empresa dona de marcas como o TecMundo, Mega Curioso, Voxel e mais, fez na manhã desta terça-feira (10) a primeira exibição pública do documentário Realidade Violada 3: Predadores Sexuais. A exibição foi realizada Cinemark do Shopping Eldorado, em São Paulo (SP).

Ao todo foram cerca de 240 pessoas convidadas, incluindo parceiros, influenciadores, CEOs e gerentes de empresas de cibersegurança e funcionários da NZN.

O terceiro episódio da série documental Realidade Violada trata sobre o tema de abuso infantil na internet. O documentário joga luz e mostra o modus operandi de criminosos que vendem, armazenam e produzem fotos e vídeos sexuais de menores de idade.

Realidade Violada 3A sessão de estreia de Realidade Violada 3 contou com convidados, idealizadores, representantes do TecMundo e mais. (Imagem: Felipe Pedro "Felps"/TecMundo)

Com cerca de uma hora e quarenta minutos de duração, o filme também conta com depoimentos de vítimas, agentes de segurança e hackers que ajudam no combate a estes crimes.

De acordo com dados cedidos pela Polícia Federal (PF) com exclusividade ao TecMundo, o número de mandados de prisões expedidas contra os abusadores – nomenclatura que substitui o termo “pedófilo”, que não é usado pela polícia – aumentou quase 37% entre janeiro e outubro de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023.

Tema sensível e importante

Realidade Violada 3: Predadores Sexuais conta com cenas e falas bastante fortes. O material, contudo, serve para que pais, mães e responsáveis fiquem atentos ao que os filhos estão fazendo e com quem estão conversando nas redes sociais e jogos online.

“É importante falar sobre isso principalmente de maneira educativa e com exemplos. Como este é um assunto muito sensível, as pessoas têm um pouco de repulsa de querer assistir. Então nosso grande trabalho foi mostrar isso de uma forma que não chocasse, mas que ao mesmo tempo mostrasse o que acontece na internet”, contou o diretor Felipe Payão.

E além de pessoas que possuem filhos, o filme documental serve para qualquer um que conheça uma criança próxima que pode ou não estar sendo vítima de abuso.

Realidade Violada 3Realidade Violada 3 foi o primeiro episódio da série documental exibido em um cinema. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

“O Realidade Violada existe em cima de três pilares: informação, educação e exclusividade. Então, na tela existem relatos exclusivos que não estão em nenhum outro lugar veículo, educação porque nós ensinamos e damos dicas de controle parental e informação por mostramos o que tem sido feito pelo mundo”, finaliza.

O gerente da NZN Studios e também diretor da obra, Renan Pagliarusi, revela que as filmagens começaram por volta de novembro de 2023 e que até poucas semanas antes do fechamento do material, ocorreram novas gravações.

“Antes do fechamento do documentário em meados de outubro, tivemos uma oportunidade de acompanhar uma operação [policial] que entrou [no documentário] de forma bem enfática no filme”, exemplifica.

Realidade Violada 3Antes do início da exibição, Renan Pagliarusi (à esquerda) e Felipe Payão (à direita) deram detalhes sobre a produção. (Imagem:Felipe Pedro "Felps"/TecMundo)

Ele afirma que o principal parâmetro sobre os materiais que entrariam ou não no documentário foi o bom-senso. Por causa disso, imagens muito sensíveis recebidas através de denúncias e depoimentos detalhados ficaram de fora da versão final.

“A gente pensou em preservar algumas falas dos policiais, para que os métodos dos criminosos não ficassem tão claros, e das vítimas, para que elas não fossem facilmente identificadas”, diz.

“Muito do que você vê naquele material, se não tivesse dentro de um contexto de deep web ou uma rede de criminosos, seria absolutamente normal. São fotos de crianças brincando em parquinho ou nadando em uma piscina. Mas quando você coloca aquelas fotos inocentes dentro de um submundo, acaba doendo muito”, acrescenta Pagliarusi.

Qualidade do jornalismo do TecMundo

Realidade Violada 3: Predadores Sexuais estreia no próximo sábado (14), às 14h [horário de Brasília]. No primeiro episódio, a série tratou sobre fraudes no cartão de crédito, enquanto o segundo abordou diversas outras modalidades de crimes digitais, como a invasão de dispositivos e golpes de Pix.

Stephanie Kohn, gerente de Conteúdo da NZN, afirma que o documentário traz uma carga emocional muito grande particularmente para ela, já que ela é mãe de duas meninas. A executiva defende, porém, que o conteúdo foi abordado da melhor forma possível.

“Foi um trabalho realizado com uma sensibilidade muito grande, já que eles entenderam como passar uma mensagem tão importante para o público de uma forma que não é apelativa e fica clara para que pais e cuidadores entendam”.

Realidade Violada 3A sessão de estreia de Realidade Violada 3 ocorreu às 10h30 em São Paulo. (Imagem: Felipe Oliveira "Felps"/TecMundo)

Kohn também afirma que produção e veiculação destes conteúdos jornalísticos é um orgulho para a "empresa mãe” do TecMundo.

“Como conteúdo, o documentário vai ao encontro do nosso propósito que é guiar a jornada digital das pessoas na internet. O documentário serve como uma luz e mostra o cuidado que temos que ter ao inserir essas crianças no contexto digital”, argumenta.

Thiago Cruz, CEO da NZN, ressalta a importância social de debates sobre o uso de plataformas digitais por crianças e adolescentes, já que vivemos em um período de abundância de conteúdos na internet e proliferação de redes sociais.

Realidade Violada 3Os dois episódios anteriores de Realidade Violada contam com mais de 330 mil visualizações no YouTube. (Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo)

O diretor-executivo lembra que o filme cita ainda a inteligência artificial (IA) e como ela também já está sendo um risco não apenas para os menores de idade no Brasil, mas no mundo todo.

“Esse é um trabalho que premia e mostra a qualidade do jornalismo do TecMundo que leva informações sobre segurança e tecnologia todos os dias para o público”.

Serviço

  • Realidade Violada 3: Predadores Sexuais
  • Lançamento: 14 de dezembro de 2024, às 14h ;
  • Plataforma: YouTube;
  • Sinopse: O terceiro episódio da série, chamado de Realidade Violada 3: Predadores Sexuais, traz relatos exclusivos de agentes de segurança e hackers que lidam diretamente com crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil;
  • Trailer:

 

 


Por Carlos Palmeira

Especialista em Redator

Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.


Veja também