Google leva resumos de pesquisas gerados por IA para mais de 100 países

Por André Luiz Dias Gonçalves

29/10/2024 - 07:152 min de leitura

Google leva resumos de pesquisas gerados por IA para mais de 100 países

Fonte:  Google/Divulgação 

Imagem de Google leva resumos de pesquisas gerados por IA para mais de 100 países no tecmundo

O Google confirmou ontem (28) que vai expandir a oferta do recurso “Visão geral criada por IA”, levando os resumos de resultados de pesquisas gerados por inteligência artificial para mais de 100 países. A ferramenta foi lançada em maio, chegando primeiro aos Estados Unidos, e atualmente é considerada um sucesso pela empresa.

De acordo com a diretora sênior de gerenciamento de produtos de pesquisa da marca, Hema Budaraju, o AI Overview funciona como um ponto de partida para investigações mais aprofundadas. A tecnologia ajuda a entender temas mais complexos de forma rápida e resumida, dando ao internauta uma visão sobre o assunto.

Os resumos de pesquisas feitos por IA estão disponíveis no desktop e nos dispositivos móveis. (Imagem: Google/Divulgação)Os resumos de pesquisas feitos por IA estão disponíveis no desktop e nos dispositivos móveis. (Imagem: Google/Divulgação)

Devido a essa característica, a IA nem sempre é acionada nas pesquisas feitas no buscador, nos mercados onde ela já foi lançada. Nas buscas mais diretas, em que a página de resultados tradicional traz respostas satisfatórias, a tecnologia não aparece.

Ainda conforme a executiva, a gigante de Mountain View se concentrou na qualidade e na segurança, principalmente em tópicos como informações de saúde. “Para nós, qualidade e responsabilidade são muito importantes para o sistema. E parte disso é aprendizado — aprendizado muito ativo por meio de nossos usuários e aprendizado muito ativo por meio de nosso sistema”, disse ela ao Mashable.

Sucesso entre os mais jovens

A Visão geral criada por IA que aparece nos resultados de pesquisa do Google tem sido considerada útil e é bastante acionada principalmente pelos usuários entre 18 e 24 anos, segundo a gigante da tecnologia. Além disso, as pessoas estariam passando mais tempo nos sites visitados após clicar nas fontes mostradas pelo assistente virtual.

No momento, o AI Overview está disponível em inglês, hindi, indonésio, espanhol e japonês. A ferramenta também pode ser usada em português, tendo estreado no Brasil em agosto, aparecendo acima dos resultados da busca, quando disponível.

Com a ampliação anunciada agora, os resumos de resultados de pesquisas estarão disponíveis em todos os idiomas com os quais o buscador é compatível, futuramente, independente do local em que forem acessados.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também