YouTube testa ferramenta de sugestão de correções para legendas em vídeos
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
19/03/2024 - 06:45•2 min de leitura
Fonte: YouTube
Imagem de YouTube testa ferramenta de sugestão de correções para legendas em vídeos no tecmundo
O YouTube começou um novo teste com um grupo seleto de usuários. O experimento envolve a sugestão de correções ou melhorias nas legendas que são geradas automaticamente em clipes da plataforma.
A ideia é melhorar as legendas automáticas do YouTube, que são geradas a partir do reconhecimento de fala e podem se confundir com alguma frequência — em especial dependendo da pronúncia ou nomes próprios, por exemplo. Além disso, o serviço também fornece a tradução em tempo real para vários idiomas usando o motor de linguagem do Google.
A legenda automática do YouTube no site da plataforma.
Até 2020, qualquer usuário podia enviar legendas para um vídeo, contribuindo para que ele ganhasse audiodescrição ou fosse traduzido para os mais diferentes idiomas. Devido a spam e a baixa qualidade dos envios, entretanto, o Google desativou esse recurso e agora só faz a implementação automática dos textos.
Sugerindo correções em legendas do YouTube
Usuários que estiverem participando do teste e notarem uma legenda com problemas no site do YouTube para desktop podem sugerir uma mudança em tempo real. Para isso, basta tocar no ícone em forma de engrenagem e ir na opção "Legendas/CC". Lá, é só tocar em "Sugerir correção de legenda" e seguir o passo a passo.
Além de enviar uma modificação, o usuário consegue ver as sugestões feitas por outras pessoas para evitar o envio de correções duplicadas. É possível também votar positivamente ou negativamente em uma contribuição de outra pessoa, o que facilita a sua implementação no vídeo. Em um primeiro momento, as correções não serão aceitas automaticamente e dependem da confirmação do próprio dono do canal.
- Leia também: 5 dicas para proteger contas do YouTube
Por enquanto, o teste é restrito a um pequeno grupo de usuários assinantes do YouTube Premium e válido apenas para alguns canais em inglês. Com o tempo, a plataforma pode expandir o experimento para mais contribuições, idiomas e criadores de conteúdo.
A colaboração com base em sugestões úteis ou não é similar ao que a empresa já realiza na plataforma de navegação Google Maps com relação a rotas e estabelecimentos.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.