YouTube Music libera letras em tempo real para todos os usuários

Por André Luiz Dias Gonçalves

25/08/2023 - 08:452 min de leitura

YouTube Music libera letras em tempo real para todos os usuários

Fonte:  9to5Google/Reprodução 

Imagem de YouTube Music libera letras em tempo real para todos os usuários no tecmundo

O YouTube Music liberou o recurso de letras em tempo real para todos os usuários, ampliando o acesso à ferramenta que foi lançada de forma restrita em abril. Como destacou o 9to5Google na quinta-feira (24), a novidade já pode ser conferida na versão mais recente do app para Android e iOS.

Diferente da letra estática, oferecida pelo streaming há um bom tempo, esta opção apresenta a letra em sincronia com a música, fazendo a modificação automaticamente à medida em que a faixa é reproduzida. É uma boa alternativa para quem gosta de cantar junto com a sua banda favorita.

A função está disponível na aba “Letra”, na área inferior da tela principal do app. Ao tocar nela enquanto a música é reproduzida, a letra completa da canção surge em uma tonalidade cinza claro, enquanto o trecho em execução aparece destacado em branco, facilitando a sua identificação.

O trecho cantado no momento aparece em destaque.O trecho cantado no momento aparece em destaque.

O plano de fundo tem uma versão desfocada da capa do álbum como base, variando a tonalidade conforme o disco, e há um ícone de nota musical indicando a parte instrumental antes do início da letra. Assim como no Spotify, Apple Music e outros serviços concorrentes, o YouTube Music permite retroceder ou avançar a reprodução tocando em qualquer trecho da letra.

Tem para todas as músicas?

Neste momento inicial de expansão da função de letras ao vivo no YouTube Music, é importante destacar que nem todas as músicas contam com a nova opção. Para aquelas em que não há o recurso, as letras estáticas seguem disponíveis, como já acontecia anteriormente.

Outro detalhe é que o “modo karaokê” funciona apenas na versão mais atualizada do app. Por conta disso, verifique se você tem o YouTube Music 6.15 no Android ou o YouTube Music 6.16 no iOS para ter acesso ao recurso — caso contrário, faça o update na loja oficial do seu dispositivo.

Por ora, a funcionalidade não está disponível na versão web do streaming de áudio do Google, ficando restrita ao aplicativo.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também