Questionário de emprego preenchido por Steve Jobs vai a leilão novamente
Por Carlos Palmeira
15/02/2021 - 06:56•1 min de leitura
Imagem de Questionário de emprego preenchido à mão por Steve Jobs vai a leilão no tecmundo
Um questionário para uma vaga de emprego que foi preenchido à mão por Steve Jobs será colocado em leilão no fim de fevereiro. O texto em modelo de currículo foi redigido pelo ex-CEO em 1973 e já havia sido vendido em um leilão anterior por US$ 174 mil (aproximadamente R$ 934 mil na cotação atual).
A carta foi elaborada logo após Jobs abandonar o Reed College, onde estudou por cerca de 6 meses. É possível observar algumas curiosidades na peça: Jobs escreveu que “datilografar no computador e calculadora” estava entre as suas competências. Ele ainda havia escrito que “tecnologia” e “design” eram suas habilidades especiais.
No campo de “major”, que em países de língua inglesa é correspondente à graduação do Brasil, Jobs colocou “Literatura”. O ex-inventor escreveu dizendo que tinha carteira de motorista e que seu acesso ao transporte era “possível, mas não provável”.
Na época, Jobs tinha acabado de completar 18 anos
Nesse questionário, campos como “vaga pretendida” foram deixados em branco, e não há detalhes sobre o nome da empresa a que Jobs tentou se candidatar. Um ano depois de preencher o questionário de emprego, Jobs foi contratado pela Atari como técnico, onde trabalhou junto a Steve Wozniak, companheiro que o ajudou na fundação da Apple em 1976.
O item raríssimo, que era da coleção pessoal de Jobs, será vendido pela Charterfields, uma empresa de avaliação e gestão de ativos com sede em Londres. Na página sobre a carta é explicado que as ofertas começarão a ser aceitas em 24 de fevereiro com data final em 24 de março. Por enquanto, não há informações sobre os valores de lances iniciais e o leilão será realizado online.
Por Carlos Palmeira
Especialista em Redator
Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.