Gmail agora suporta logos verificadas em novo padrão de e-mails
21/07/2020 - 14:30•2 min de leitura
Imagem de Gmail agora suporta logos verificadas em novo padrão de e-mails no tecmundo
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Para melhor identificar companhias na plataforma, a Google está adicionando suporte para logos verificados no Gmail. Na semana Cloud Next ’20: OnAir, evento virtual da companhia, o “Brand Indicators for Message Identification”, ou BIMI, confirmará a autenticidade de companhias com novo padrão de ícones.
A novidade vem para proporcionar maior segurança para comunicação com marcas. Em situações onde companhias precisam se comunicar com clientes, parceiros e mídia, o destinatário precisa garantir que a mensagem parte de meios oficiais para se certificar que é um diálogo seguro para compartilhar informações sensíveis; o BIMI será mais uma forma de assegurar a autenticidade dessas companhias.
Trata-se de uma logo oficial da empresa que substituirá a foto de perfil, ao lado do endereço do remetente, logo abaixo do título do e-mail. Após a adição da ferramenta, o DMARC, um novo padrão de segurança integrado ao BIMI, impedirá que pessoas mal intencionadas tomem logos de outras companhias para evitar golpes, além de verificar tentativas de falsificação do e-mail de origem.
Através do padrão DMARC, o BIMI permitirá que companhias “validem a posse de seus logos corporativos e compartilhá-las com segurança com a Google”. O sistema controlará o uso de logotipos em endereços de e-mail, tornando a plataforma mais segura para comunicação entre empresas e seus parceiros.
“Nós começaremos a implementação piloto do BIMI nas próximas semanas com um número limitado de remetentes e com duas Autoridades de Certificação para validar a posse dos logos: Entrust Datacard e DigiCert.”, informa em comunicado. Em seguida, a marca incentiva que mais marcas adotem a ferramenta assim que for lançada.
Por fim, não somente o Gmail receberá o reforço de autenticidade, mas parceiros da Google como LinkedIn, Verizon Media (Yahoo e AOL), Fastmail, Twilio SendGrid, Validity e Vailmail também serão compatíveis com o BIMI.
Vale lembrar que a novidade pode ser uma introdução para o retrabalho da Google e seu ecossistema G Suite. Não só o Gmail está recebendo a repaginada, como também o Docs, Rooms e Chat estão sendo integrados a plataforma, para otimizar o uso desses produtos.
Especialista em Redator
Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.