Garoto de 11 anos surpreende experts em segurança ao hackear seus aparelhos

Por Douglas Petronilho Vieira

18/05/2017 - 10:492 min de leitura

Garoto de 11 anos surpreende experts em segurança ao hackear seus aparelhos

Fonte:

Imagem de Garoto de 11 anos surpreende experts em segurança ao hackear seus aparelhos no tecmundo

Não há dúvidas de que podemos encontrar algumas crianças com habilidades especiais ao redor do globo, e certamente podemos encaixar Reuben Paul nesse grupo. O garoto, que é um estudante da 6ª série e tem apenas 11 anos, deixou vários experts em segurança boquiabertos ao hackear seus aparelhos.

A demonstração de Paul foi feita durante o World Forum in The Hague e envolveu o seguinte procedimento para fazer com que seu urso Bob, que é conectado à nuvem via WiFi e Bluetooth para enviar e receber mensagens, funcionasse: após conectar um Raspberry Pi em seu notebook, ele começou a procurar os aparelhos na sala que possuíam conexão Bluetooth, utilizando esse recurso para baixar dezenas de números.

Na sequência, ele recorreu à linguagem Python para hackear seu urso utilizando um dos números, fazendo com que ele ligasse e começasse a gravar áudios.

“De aviões a automóveis, de smartphones a casas inteligentes, qualquer coisa ou qualquer brinquedo pode ser parte da Internet das Coisas. De exterminadores a ursinhos de pelúcia, qualquer coisa ou qualquer brinquedo pode ser transformado em arma”, comentou o garoto, que surpreendeu diversos especialistas, como é possível ver nas mensagens a seguir:

"O que você faz quando tem apenas 11 anos? Hackeia seu urso!"

"Perplexo com Reuben, o garoto de 11 anos, e o seu urso Bob"

"O futuro de cibersegurança no palco da ONE, o garoto de 11 anos Reuben Paul"

Alerta sobre segurança

A essa altura, muitas pessoas devem estar se perguntando sobre o intuito da demonstração de Paul, e a resposta é simples: mostrar às pessoas como aparelhos que fazem parte da Internet das Coisas podem ser facilmente hackeados.

“Foi divertido, mas acredito que as pessoas não vão esquecer a mensagem: uma Internet das Coisas segura antes que a Internet dos Brinquedos se transforme na Internet das Ameaças”, comentou o garoto em uma mensagem publicada no Twitter.

Ele também comentou, em entrevista ao site AFP, como é fácil se conectar a esses dispositivos utilizando Bluetooth.

“Muitos aparelhos que se conectam à internet têm uma funcionalidade Bluetooth. Eu basicamente mostrei como posso me conectar e enviar comandos a ele, gravando áudio e brincando com a luz. Eletrodomésticos da Internet das Coisas, coisas que podem ser usadas em nosso dia a dia, nossos carros, luz das geladeiras, coisas como essas que são conectadas podem ser usadas e transformadas em armas de espionagem que podem nos prejudicar”, explicou Paul.


Por Douglas Petronilho Vieira

Especialista em Redator

Fã de games, filmes e séries. Tenho mais de uma década de experiência no jornalismo, e geralmente uso o tempo livre para passear com a família ou jogar algum game retrô (especialmente Super Nintendo).


Veja também