Relatório indica que AMD negocia o licenciamento de GPUs com a Intel

Por Felipe Gugelmin Valente

18/03/2016 - 04:491 min de leitura

Relatório indica que AMD negocia o licenciamento de GPUs com a Intel

Fonte:

Devido à crise enfrentada pela AMD há alguns anos, a companhia tem procurado cada vez mais formas de diversificar suas fontes de lucro. Logo, não surge como uma surpresa o relatório divulgado pela Bloomberg que indica que a companhia está negociando com a Intel para licenciar algumas de suas patentes relacionadas a tecnologias de GPUs.

Atualmente, a Intel possui um acordo do tipo no valor de US$ 1,5 bilhão com a NVIDIA, o qual deve expirar no dia 17 de março de 2017. Dessa forma, a corporação pode estar procurando alternativas que se mostrem mais lucrativas a longo prazo — um acordo do tipo também pode beneficiar a AMD, que encontraria nele uma fonte de renda estável, mesmo que os valores acumulados não sejam exatamente substanciais.

Até o momento, pouco se sabe sobre essas negociações e não estão claros quais os termos e a quantidade de dinheiro que pode estar envolvida no processo. Entre os indícios de que a Intel deve abandonar sua parceria com a NVIDIA, está a adoção do padrão FreeSync e a inexistência de qualquer GPU especial resultante da parceria.

A posição atual da AMD pode forçar a empresa a ser mais flexível em seus termos, haja vista a necessidade dela de compensar as perdas de sua iniciativa de APUs. Um acordo bem-sucedido também daria força à CEO Lisa Su, que tenta guiar a companhia para outros rumos diante do contexto em que ela se encontra.

Você acredita que um acordo do tipo pode beneficiar a AMD? Comente no Fórum do TecMundo


Por Felipe Gugelmin Valente

Especialista em Redator

Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.


Veja também