Arca de Noé tem 100 mil partes esculpidas por impressora 3D
Por Felipe Payão
26/12/2014 - 15:13•1 min de leitura
Imagem de Arca de Noé tem 100 mil partes esculpidas por impressora 3D no site TecMundo
"Os seres humanos são incapazes de voltar ao ambiente de vida intocado do passado e têm se tornado vítimas de seus próprios esforços". Essa é uma das declarações dadas por Hung-Chih Peng, um artista taiwanês que faz pinturas e esculturas diferentes do que vemos por aí. Seu novo projeto, chamado The Deluge - Noah's Ark, não é nada menos que a Arca de Noé com 8 metros e 100 mil partes esculpidas por uma impressora 3D.
Atualmente, há uma escultura de 2 metros sendo exibida no museu Taipei Fine Arts, que é um modelo de barco retorcido que diz muito sobre como os humanos se relacionam com o mundo, meio ambiente e esperança, e você pode tentar decifrar em sua declaração seguinte.
"Na época bíblica, a Arca de Noé era a última esperança para escapar do fim do mundo. Contudo, se a Arca de Noé afundasse, onde estaria a esperança da raça humana? Se ela era um símbolo de salvação e apenas naufragasse, humanos e não humanos seriam colocados em posições igualitárias. O homem está perdendo sua predominância como o centro supremo do mundo", comentou Peng.
Já a escultura de 8 metros está sendo construída por 30 impressoras 3D UP 2 FDM. Elas vão produzir cerca de 100 mil peças separadas para montar o barco gigante.
"Ele será finalizado em janeiro de 2015", disse Peng ao site 3DPrint.com. "Terá 8 metros de comprimento e 165 cm de altura e largura. Usaremos 560 quilos de filamentos (...) e, após imaginar diferentes possibilidades de trabalho, pensamos que as impressoras 3D seriam a melhor decisão", finaliza.
Por Felipe Payão
Felipe Payão é jornalista. Cobre a editoria de cibersegurança com foco em cibercrime há oito anos e possui dois prêmios especializados: ESET América Latina e Comunique-se 2021.