Apple remove página do iCloud que permitia ver se um gadget era roubado
30/01/2017 - 06:47•1 min de leitura
No último sábado (28), sem nenhuma explicação, a Apple removeu do ar a página do iCloud que permitia verificar se um dispositivo com o iOS havia sido roubado. Através do sistema iCloud Activation Lock (bloqueio de ativação), era possível usar o IMEI ou o número serial de um aparelho para descobrir se ele havia sido bloqueado por seu dono original.
A ferramenta era especialmente útil na hora de realizar compras por meios não oficiais, especialmente no que diz respeito a aparelhos usados. Quem tenta acessar a página do iCloud atualmente se depara com o aviso de que ela não pode ser localizada — até o momento, a companhia não se pronunciou sobre o assunto.
Com o site do iCloud fora do ar, os consumidores deixam de ter meios para checar a procedência de um produto
O mais estranho da situação é o fato de a página da Apple que explica o sistema de bloqueio de ativação continuar recomendando que os usuários usem o recurso como forma de proteger iPhones, iPads e iPods Touch. Com o site do iCloud fora do ar, os consumidores deixam de ter meios para checar a procedência de um produto sem tê-lo em mãos.
O recurso é ativado por padrão em qualquer dispositivo iOS lançado após o iOS 8 começar a ser distribuído oficialmente. Ele exige que uma pessoa entre com as credenciais válidas de uma Apple ID antes de usar um aparelho — algo que ajudou a diminuir substancialmente o valor dos produtos da Maçã no mercado negro.
Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.