Google registra patente de caminhão que faz entregas sem motorista
10/02/2016 - 12:58•2 min de leitura
Imagem de Google registra patente de caminhão que faz entregas sem motorista no tecmundo
Uma nova patente registrada em nome do Google revelou um plano bastante ambicioso da empresa: realizar entregas utilizando um caminhão autônomo, sem motorista, que vai até a porta de sua casa levar o que você comprou pela internet. Isso pode ser uma grande concorrência para a Amazon, que vem testando com afinco seu futuro sistema de entregas utilizando drones automáticos, mas que ainda está longe de ser colocado em prática por causa de toda a burocracia envolvendo esses dispositivos voadores.
A patente em si descreve uma plataforma autônoma de entrega para caminhões. Os veículos seriam adaptados para possuírem uma série de armários trancados por senhas que apenas o receptor da compra saberia. Assim que o caminhão chegasse a sua porta, você receberia um aviso, iria até o caminhão e encontraria o compartimento referente ao seu produto. Após inserir o código correto, seria só pegar o produto e liberar o caminhão.
Praticidade na porta da sua casa
Outros recursos presentes na patente indicam que a abertura dos compartimentos poderia ser feita através de validação do cartão de crédito do cliente ou mesmo NFC, a Near Field Communication, presente na maioria dos smartphones mais modernos.
A parte mais complicada, porém, não é muito esclarecida no registro de patente: como esse caminhão vai andar por aí sem motorista? Sabe-se que a Google vem trabalhando com afinco para desenvolver um sistema de direção autônoma em carros e que as pesquisas e os testes já estão em estágio bastante avançado.
No entanto, como isso seria adaptado a um caminhão, um veículo que ocupa muito mais espaço e tem o potencial de fazer muito mais estragos, ainda é um mistério, pelo menos para a gente. Tudo que é dito na patente é que o veículo deveria se orientar através de sensores, câmeras e lasers que detectam distância para lidar com as vias e o trânsito ao redor.
Você acha que um sistema autônomo de entregas por caminhão pode dar certo? Comente no Fórum do TecMundo