Vice-presidente do Facebook na América Latina é preso em São Paulo

Por Nilton Cesar Monastier Kleina

01/03/2016 - 05:522 min de leitura

Fonte:

Imagem de Vice-presidente do Facebook na América Latina é preso em São Paulo no tecmundo

[Atualização: 13h24 min]

De acordo com o G1, o executivo foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, em São Paulo. Ele já prestou depoimento na Polícia Federal. Foram revelados também mais detalhes sobre o processo que desencadeou a prisão. O pedido original para que a empresa colaborasse nas investigações foi feito há quatro meses. A determinação do juiz inclui ainda uma multa que já ultrapassa R$ 1 milhão diários até que o site mude de ideia.

O juiz que decretou a detenção do executivo é da comarca de Lagarto, em Sergipe, cidade onde a apreensão de drogas e a prisão dos suspeitos aconteceu. Os criminosos usavam o mensageiro mobile para fazer negócios e fornecer informações a respeito dos produtos.

Segundo a emissora CNBC, o Facebook está "desapontado com as medidas extremas e desproporcionais" da Justiça brasileira em relação à detenção do executivo por conta do caso.

[Notícia original]

O vice-presidente do Facebook e do Instagram no Brasil e em toda a América Latina, Diego Dzodan, foi preso em São Paulo. De acordo com o Estadão, a detenção aconteceu quando o executivo desembarcava no Aeroporto de Guarulhos.

A ordem veio de um juiz de Sergipe, Marcel Maia Montalvão. Segundo ele, o mandado é por conta de "descumprimento de ordem judicial" e, por ser preventivo, não há prazo para liberação. 

Aparentemente, o Facebook não colaborou com uma decisão da Justiça de quebrar o sigilo de presos envolvidos em tráfico de drogas e as mensagens trocadas entre essas contas no WhatsApp. O conteúdo solicitado seria utilizado como evidência e ajudaria na investigação.

Você acha que o Facebook deve quebrar o sigilo de perfis em caso de investigação criminal? Comente no Fórum do TecMundo


Por Nilton Cesar Monastier Kleina

Especialista em Analista

Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.


Veja também