Foxconn: gigante chinesa investe na Cyanogen
13/05/2015 - 04:16•1 min de leitura
Conhecida por ser uma das maiores fabricantes de componentes do mundo — tendo clientes como a Apple e a Samsung em seu portfólio —, a Foxconn também está investindo no mundo dos softwares. A companhia participou em março deste ano de uma rodada de investimentos que concedeu US$ 80 milhões à Cyanogen.
Ainda não está claro qual foi o valor exato que a Foxconn investiu na companhia responsável por versões “alternativas” do Android. Outras empresas envolvidas na negociação são Premji Invest, Twitter Ventures, Qualcomm, Telefónica Ventures, Smartfren Telecom, Index Ventures, Acess Industris e Santander Innoventures.
Segundo a Cyanogen, os investimentos vão ser usados para a contratação de funcionários cujo objetivo é concretizar o desenvolvimento de seu software aberto proprietário. Ao todo, a companhia ganhou US$ 110 milhões em financiamento, valor que deve ser usado para trazer aos consumidores e fabricantes uma alternativa mais maleável do sistema operacional da Google.
O envolvimento da Foxconn faz sentido quando se leva em consideração o fato de o mercado chinês ser dominado por ROMs personalizadas do Android. Além disso, o investimento segue a tendência da fabricante em diversificar seus negócios: entre suas atividades recentes está o licenciamento da marca Nokia, que deve resultar na fabricação de um novo tablet baseado na plataforma Android.
Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.