Globo de Ouro 2021: diretora Chloé Zhao faz história na premiação
01/03/2021 - 05:46•2 min de leitura
Fonte: IMDb/Reprodução
Imagem de Globo de Ouro 2021: diretora Chloé Zhao faz história na premiação no tecmundo
Depois de quase 4 décadas, uma mulher voltou a vencer o prêmio de Melhor Direção no Globo de Ouro. Chloé Zhao ganhou na categoria por seu trabalho em Nomadland e se tornou a segunda diretora a receber o prêmio. A primeira foi Barbra Streisand por Yentl em 1984.
Além de Zhao, este ano também estavam disputando a categoria Emerald Fennell e Regina King por Bela Vingança e Uma Noite em Miami..., respectivamente, sendo a primeira vez que a categoria contou com mais de uma mulher. David Fincher com Mank e Aaron Sorkin com Os 7 de Chicago completaram a lista.
Nomadland também foi escolhido Melhor Filme de Drama, categoria principal do Globo de Ouro. Zhao que, além de roteirizar e dirigir, produziu o longa, dividiu o prêmio com Frances McDormand. A atriz também protagonizou o filme e se tornou a segunda mulher a ser indicada ao Globo de Ouro por produção e atuação, e a primeira a ganhar como produtora.
“Quero agradecer especialmente aos nômades por compartilharem suas histórias conosco”, disse Zhao em seu discurso depois de ganhar a direção. “Compaixão é a quebra de todas as barreiras entre nós — uma ligação de coração para coração. Sua dor é minha dor; é misturado e compartilhado entre nós. É por isso que me apaixonei por fazer filmes e contar histórias”.
Frances McDormand, Chloé Zhao, e o diretor de fotografia Joshua James Richards durante a gravação de 'Nomadland'
Edição histórica
Quem também fez história no Globo de Ouro foi a atriz e cantora Andra Day. Ela venceu como Melhor Atriz em Filme de Drama, por sua atuação em The United States vs Billie Holiday. Antes dela, apenas Whoopi Goldberg havia representado a raça negra na categoria, há 35 anos, por A Cor Púrpura.
No seu discurso de aceitação, cercada por sua família e amigos, Day agradeceu “a incrível, transformadora e dinâmica Billie Holiday, que acabou de me transformar com este papel e com sua presença e com seu espírito”.
Esta é a primeira indicação de Day para atuação, e ela é a primeira vencedora nesta categoria para um filme que estreou em um serviço de streaming. Day, que começou sua carreira como cantora e compositora indicada ao Grammy, também foi indicada com Raphael Saadiq para melhor canção original.
The United States vs Billie Holiday está disponível no Hulu.
Especialista em Redator
Jornalista, amante de cinema e escritor nas horas vagas. Acredita na honestidade dos filmes ruins e que Ringo Star era o melhor Beatle.