Morre Jean-Claude Carrièrre, um dos maiores roteiristas da história
Por Thiago Simões
09/02/2021 - 04:18•1 min de leitura
Fonte: AFP / Arquivo
Imagem de Morre Jean-Claude Carrièrre, um dos maiores roteiristas da história no tecmundo
Morreu na manhã desta segunda-feira (8), o escritor, diretor e roteirista francês, Jean-Claude Carrière. A informação foi confirmada por sua filha à Agence France-Presse. Segundo Kiara Carrière, seu pai não sofria de nenhuma doença e acabou falecendo "enquanto dormia", aos 89 anos, na sua casa, em Paris.
Parceria de sucesso
O dramaturgo trabalhou duas décadas com Luis Buñuel, outro grande nome da história do cinema. Conheceu o espanhol no Festival de Cannes de 1963, de onde seguiram juntos profissionalmente por duas décadas.
Juntos, os dois assinaram o roteiro de grandes obras do cinema mundial, como Belle de Jour (1967), A Via Láctea (1969), O Discreto Charme da Burguesia (1972), O Fantasma da Liberdade (1974) e Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977).
Carrière na cerimônia de abertura do 69º Festival de Cannes, em 2016
Considerado um dos grandes roteiristas da história do cinema, trabalhou com outros gigantes do mercado, como Volker Schlondorff, Peter Brook, Nagisa Oshima e Milos Forman.
Jean-Claude Carrièrre chegou a ser indicado ao Oscar por diversas obras, como A Insustentável Leveza do Ser, Esse Obscuro Objeto do Desejo e O Discreto Charme da Burguesia. O francês ganhou um Oscar por escrever o curta-metragem Feliz Aniversário, em 1963. Em 2014, recebeu um Oscar honorário por suas realizações durante a vida.
Com mais de 150 trabalhos publicados, entre contos, entrevistas, livros e roteiros, Carrière receberá uma homenagem em Paris, Segundo sua filha, ele será sepultado em sua terra natal, Colombières-sur-Orb, no sul da França.