Apps em segundo plano consomem até 30% do seu plano de dados, diz estudo
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
18/02/2016 - 05:28•1 min de leitura
Fonte: Opera
Imagem de Apps em segundo plano consomem até 30% do seu plano de dados, diz estudo no tecmundo
Os milhões de usuários do Opera Max ajudaram ao fornecer dados para uma pesquisa importante (e preocupante) na área de dispositivos móveis. De acordo com o relatório da empresa, aproximadamente 30% de todo o seu pacote de dados de internet móvel é usado por aplicativos que continuam ativos em segundo plano.
Facebook Messenger e Gmail são os aplicativos que mais consomem dados, com cerca de 73% do uso em segundo plano. Já Google Drive e WhatsApp consomem mais de 50% de dados nesse mesmo caso. Se você está em dúvidas, o tal "segundo plano" se refere a tarefas como sincronização de email, anúncios de pré-busca, artigos e feeds — ou seja, apps operando mesmo sem estarem em uso por você no momento.
Segundo o gerente de produto da Opera Software, Sergey Lossev, isso é o mesmo que desperdiçar R$ 1 para cada R$ 3 que você usa no pacote de dados. O problema é ainda maior porque as pessoas não sabem que esse alto consumo acontece, muito menos que o funcionamento em segundo plano pode ser gerenciado ou até bloqueado, evitando os gastos.
Uma solução
Pensando nesse mercado, a empresa acaba de lançar a função Smart Alerts para o Opera Max, o app de gerenciamento de planos 3G e 4G da Opera Software. Ela ajudará na gestão de dados rodando em segundo plano, além de trazer dicas interessantes e sugestões que reduzem esse consumo.
Galeria 1
A Smart Alerts identifica automaticamente os aplicativos que consomem muitos dados em segundo plano, alerta você pelo Opera Max e inicia o gerenciamento caso o consumo seja acima de 10 MB por semana. Se você curtiu a novidade, pode baixar o Opera Max na Google Play por este link.
Você sente que os apps em segundo plano consomem muito do seu plano de dados? Comente no Fórum do TecMundo
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.