Ford apresenta novo carro-conceito construído em materiais leves
06/06/2014 - 06:46•2 min de leitura
Fonte: Assessoria de imprensa
Imagem de Ford apresenta novo carro-conceito construído em materiais leves no site TecMundo
Embora tenhamos nos acostumado a lidar com smartphones e tablets cada vez mais leves, nos acostumamos com o fato de que certos itens do cotidiano são “naturalmente” pesados — como os carros, por exemplo. Para provar que isso não é exatamente uma regra, a Ford desenvolveu o “Lighweight Concept”, um carro-conceito que aponta soluções para diminuir o peso e aumentar o desempenho desse tipo de veículo.
Segundo a empresa, o uso de materiais avançados possibilita que um sedã grande, como o Fuison, apresente o mesmo uso de combustível de um New Fiest convencional. “Os consumidores hoje querem maior economia de combustível, mas também mais tecnologia e equipamentos, o que normalmente acrescenta mais peso no veículo. Por isso, o foco na redução do peso será fundamental no setor automotivo nos próximos anos”, explica Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da montadora.
Fruto de 25 anos de trabalho
As pesquisas que resultaram no desenvolvimento do “Lightweight Concept” começaram há mais de 25 anos e envolvem o estudo de novos metais, ligas e compostos. Os estudos também resultaram na criação do Veículo com Uso Intensivo de Alumínio, em 1992 e no esportivo Ford GT com carroceria totalmente em alumínio, lançado em 2005. Os resultados também foram aplicados na nova F-150 2015, que ficou 318 quilos mais leve do que sua antecessora.
O carro-conceito usa materiais como alumínio, vidro quimicamente temperado, aço de ultrarresistência, magnésio e fibra de carbono em sua concepção. Esses itens foram incorporados em todo o projeto, passando pelo motor, chassi, carroceria e bateria até elementos internos, como os bancos.
“Nosso objetivo foi pesquisar como projetar e construir um veículo leve com materiais mistos, capaz de ser produzido em grande volume e com o mesmo nível de segurança, durabilidade e resistência de nossos carros atuais”, afirma Matt Zalulec, líder técnico de Pesquisa de Materiais e Manufatura Global da Ford. “Quando se trata de redução de peso, não existe uma solução única. O Lightweight Concept nos dá uma plataforma para continuar a explorar a combinação certa de materiais para veículos do futuro”, finaliza.
Especialista em Redator
Redator freelancer com mais de uma década de experiência em sites de tecnologia, já tendo passado pelo Adrenaline, Mundo Conectado, TecMundo, Voxel, Meu PlayStation, Critical Hits e Combo Infinito.